A 3ª edição de “O Braseiro – Entre Cortes”, pioneiro festival de churrasco do Noroeste Paulista, será no dia 23 de novembro, sábado, a partir do meio-dia, no Complexo Swift de Educação e Cultura, em São José do Rio Preto (SP). O evento será realizado pelos amigos Flávia Costa e Renato Nasser, sócios da empresa Costa & Nasser Eventos, responsáveis também pela tradicional Feijoada dos Amigos, que completa 12 edições no ano que vem.

Uma das principais novidades desta 3ª edição, de acordo com o Nasser – responsável pelas estações de preparo de carnes, técnicas, harmonização de acompanhamentos e time de experts do universo do churrasco é, sem dúvida, a pluralidade de raças bovinas. A primeira raça confirmada, inédita em eventos gastronômicos na região de Rio Preto, é a Wagyu, de origem japonesa, do fornecedor Fazenda Bosque Belo. “É uma das carnes mais valorizadas no mercado gastronômico internacional. De textura macia, por conta do alto índice de marmoreio, a raça Wagyu é uma das carnes mais saborosas e caras do mundo”, disse Nasser.

Outra raça bovina confirmada é a Montana, formada no Brasil há 25 anos. Segundo Gabriela Giacomini, gerente de operações do “Programa Montana”, a raça é selecionada com o principal objetivo de produzir um animal geneticamente melhorado, ganhador de peso e adequado ao clima tropical brasileiro. “A carne é de excelente qualidade e com procedência comprovada”, afirmou Gabriela.

Já o Frigorífico Estrela, um dos patrocinadores másters da 3ª edição de “O Braseiro – Entre Cortes”, vai oferecer cortes Premium de raças britânicas, como exemplo, a raça Angus. Para contar com melhor qualidade e maciez, os animais, do Frigorífico Estrela, permanecem confinados por até 150 dias para a engorda e passam por um processo de maturação de 72 horas. Isso sem contar que são inspecionados por uma certificadora para atestar sanidade. Outra linha do Frigorífico Estrela que estará presente no festival rio-pretense é a “Momentos Especiais” que são cortes nobres de gados bovinos tipo Nelore. Nesta classificação, se encontram apenas os cortes grill, que são excelentes para churrasco por conta da qualidade, sabor e suculência.

Festival de churrasco será no dia 23 de novembro, sábado, a partir do meio-dia, no Complexo Swift (Foto: Divulgação)

Outra raça bovina confirmada por Nasser para o festival gastronômico é o Senepol. Nascido do cruzamento de duas raças, N’Dama e Red Poll, o Senepol chegou ao Brasil há quase duas décadas. O Senepol surgiu da necessidade de ter um gado rústico, resistente e acostumado a condições extremas, mas que conseguisse produção satisfatória de carne e leite. Desde então, a qualidade genética da raça Senepol tem sido responsável pelo sucesso entre os brasileiros. A carne do animal Senepol é considerada mais saudável por conter baixo teor de gordura entremeada e é uma das mais macias do mercado gastronômico. Em uma das estações da 3ª edição de “O Braseiro – Entre Cortes”, em Rio Preto, será feito um boi inteiro da raça Senepol. Todas as partes do animal serão aproveitadas enfatizando o consumo consciente e aproveitamento sustentável. Entre os pratos estão: Ragu (com a parte dianteira), Linguiças, Milanesas, Empanadas, Carne de Onça (carne bovina macerada, servida crua e bem temperada), Mocotó e até Língua Ensopada.

Cerpa Prime vai estrear na 3ª edição do festival gastronômico

Flávia Costa confirma que a cerveja oficial da 3ª edição de “O Braseiro – Entre Cortes”, em Rio Preto, será a Cerpa Prime. A pureza do malte, o aroma e o sabor combinados com técnicas europeias consagradas e a tradição de uma empresa que produz alta qualidade desde 1966, trazem ao “O Braseiro – Entre Cortes” uma cerveja premium que é considerada uma homenagem aos amantes de cerveja, bebida predileta dos brasileiros. A Cerpa Prime harmoniza os melhores maltes, lúpulos importados e a mais pura água da Amazônia. As vendas estão no 2º lote, no valor de R$ 310, e seguem a todo vapor pela internet, por meio da Konig Card (link: bit.ly/obraseiro-2lote), nos pontos de vendas físicos: Home Beef Shop, Mar & Rio Pescados, St James Barbearia e loja da Chilli Beans no Riopreto Shopping, além de equipe de comissários. Haverá Espaço Kids gratuito para a garotada. Crianças até 12 anos não pagam a entrada no festival. De 13 a 17 anos pagam meia-entrada, de acordo com o lote vigente. Lembrando que as compras online estão sujeitas a taxa de conveniência do site.

Inspiração americana

De acordo com Flávia Costa, a 3ª edição de “O Braseiro – Entre Cortes” vai reunir especialistas em churrasco e propor um ambiente mesclado entre o urbano e o country, em uma megaestrutura rústica montada no Complexo Swift. Os participantes vão embarcar em uma viagem gastronômica e sensorial. Tudo isso com a presença de chefs estrelados e assadores renomados. Segundo ela, o evento rio-pretense tem como referência a cultura americana e será no formato open e open food, com cerca de 20 estações de preparo de carnes e variedade de acompanhamentos, além de sobremesa.

O time de assadores profissionais será dividido em estações de diferentes tipos de carnes: bovina, suína, cordeiro, peixes e aves, carnes exóticas além de embutidos e variedade de acompanhamentos. Entre as técnicas já confirmadas estão parrilla argentina, fogo de chão, varais e defumação. No palco oficial de “O Braseiro – Entre Cortes” haverá apresentações das bandas Texas Rádio, Corcel, Vinny Fist e a dupla Gustavo e Daniel.

SERVIÇO:

3ª edição de “O Braseiro – Entre Cortes”;
Cidade: São José do Rio Preto (SP);
Local: Complexo Swift de Educação e Cultura, às margens do Parque da Represa Municipal;
Data: 23 de novembro de 2019 (sábado), a partir do meio-dia;
Valores do 2º lote: R$ 310;
Pontos de vendas físicos: Home Beef Shop, Mar Rio Pescados, St James Barbearia e loja da Chilli Beans no Riopreto Shopping;
Vendas online pela Konig Card (http://bit.ly/obraseiro-2lote)