A partir dessa semana tem coluna nova no espaço. A protetora Daniela Manzoni, de 37 anos, vai se dedicar a escrever para tirar dúvidas e dar dicas para pessoas que assim como ela são apaixonadas pelos animais. Sua coluna no Mirassol Conectada vai chamar “Animais – nossos irmãos”.

Daniela Mazoni (foto: arquivo pessoal)

“Sou uma pessoa que visa a bondade ao próximo, sou atuante no Grupo de Proteção Animal – PAMDA MIRASSOL (Vice-Presidente). Nesse espaço vou compartilhar um pouco da minha experiência, com o intuito de incentivar e despertar em mais pessoas o mesmo interesse e vontade de ajudar o próximo, tanto humano quanto animal, pois ajudar faz bem.”

Confira o primeiro texto da coluna:

 

 

 

Acompanhe o Mirassol Conectada nas redes sociais:

1,343SeguidoresSeguir
91InscritosSe inscrever

A responsabilidade na adoção animal

Brahma (arquivo pessoal)

 

Todos nós sabemos que ter um animalzinho em casa é muito gratificante e divertido, porém temos que estar cientes de toda responsabilidade que teremos com esse serzinho tão dependente de nós.

Adotar um animal é ter a responsabilidade sobre ele e como qualquer outro membro da família, eles necessitam de um cantinho para eles, alimentação de boa qualidade e adequada, água fresca, vacinação, vermifugação e a castração que é muito importante para a saúde do seu animal e também muito importante para que não ocorra supostos abandonos.

Outro ponto muito importante na adoção de um animal é o tempo que você terá que ter para ele, pois necessitam e gostam muito de passeios, brincadeiras, carinho e precisam periodicamente de banho. Se for um animal de pelagem longa, também vai precisar de tosas em um pet shop de sua confiança.

A adaptação de um animal adotado pode ser um pouco difícil, mesmo não tendo outro pet em sua casa, pois o novo membro da família não sabe que ali será seu o lar permanente, sendo assim, ele poderá sentir medo, solidão, dificuldades em estabelecer seu cantinho e seu local para fazer suas necessidades fisiológicas. O adotante terá que ter muita paciência para toda a adaptação do animal, pois isso poderá demorar um pouco. Então, quanto mais tempo você tem com ele, mais fácil vai ficar os ensinamentos e a confiança dele com você. Infelizmente muitos animais adotados são devolvidos, portanto pense muito antes de adotar um animalzinho, pois quando você adota, faz a promessa de cuidar dele para a vida toda, você deve isso a ele.

Antes de adotar um animal, portanto, pense sobre aspectos da sua vida, sobre futuras responsabilidades e sobre qual o animal ideal para sua família. A escolha de um companheiro envolve processos de auto avaliação e o total conhecimento que seu companheiro também gera gastos. Nunca adote sem ter a certeza de que você será responsável e amoroso durante toda vida dele.

A adoção é um ato de amor e salva!