Asteroide do tamanho de Mirassol passa “raspando” a Terra em dezembro

Imagem: Divulgação
publicidade

Não, não é mais uma teoria da conspiração sobre o fim do mundo; em dezembro, um pouco antes do Natal, um asteroide com aproximadamente 5km de extensão vai passar bem perto da Terra. A informação foi confirmada pela NASA, mas, pelo menos por enquanto, não há motivos para desespero, já que as chances de colisão com o nosso planeta são bem remotas.

A rocha espacial tem cerca de 5km de extensão, aproximadamente o mesmo tamanho da cidade de Mirassol, para se ter ideia, é praticamente a mesma distância que existe entre os bairros Renascença e Parque das Flores.

O asteroide é chamado de 3200 Phaethon e sua aproximação máxima com a Terra ocorre no dia 16 de dezembro, após orbitar o Sol e chegar a até 10 milhões de quilômetros do nosso planeta. Na escala espacial, essa distância é considerada muito pequena, já que é apenas 26 vezes maior do que a distância até a Lua.

Trajeto que deve ser percorrido pelo asteroide 3200 Phaethon (foto: Dslauretta.com/Reprodução)

O 3200 Phaethon está em terceiro lugar entre as rochas espaciais identificadas com maior poder de destruição em caso de choque com a Terra. Apesar do risco baixo de colisão, astrônomos amadores podem observar a sua passagem, desde que em lugares e com equipamentos apropriados.