Uma equipe composta por seis meninas disputou o XX Campeonato Brasileiro de Karatê, que foi realizado de 6 a 8 de setembro, na cidade de Araraquara. Yasmin Cristina Fidelis, Giovana Cardoso Zanon, Lara Marques Viana, Brenda Marques Vaiana, Dafne Marques do Nascimento e Maria Fernanda Rodrigues, conquistaram ao todo 7 medalhas para Mirassol, sendo 3 de outro, 2 de prata e 2 de bronze.

Brenda, 12 anos, conquistou a medalha de ouro no kata e bronze na luta; Dafne, 14 anos, ficou com a medalha de ouro na luta; Lara 12 anos, conquistou ouro na luta e prata no kata, Maria Fernanda, 13 anos ficou com a medalha de prata na luta e Yasmin, 10 anos ganhou em terceiro lugar na luta levando medalha de bronze. A atleta Giovanna, 10 anos, competiu na luta e no kata, porém, não garantiu medalhas.

As atletas são alunas do Sensei Paulo César de Oliveira, conhecido como Sensei Paulinho, um dos primeiros faixa-preta na arte marcial de Mirassol. O mestre lidera um projeto social que oferece aulas de karatê gratuitas em três locais diferentes de Mirassol: no Cemca, que fica no bairro Souza; na escola Tufi Madi e também nos condomínios da CDHU, no São Bernardo. O estilo praticado é o tradicional Shotokan e algo entre 50 e 60 alunos treinam regularmente.

As atletas da equipe de karatê foram recebidas pelo prefeito André Ricardo Vieira após as conquistas na competição (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Paulinho dá aulas desde 1982, ano em que conseguiu chegar à faixa preta aos 21 anos, aos 35 ele sofreu um acidente e acabou ficando tetraplégico, apesar de tudo, não desistiu de seguir pelo caminho do Karatê. Seus alunos na época pediram para que ele continuasse a instrui-los, os buscavam de carro nos dias de treino, os amarravam em uma cadeira de rodas e dali ele transmitiu todo o seu conhecimento teórico para várias gerações de alunos que há muitos anos carregam o seu estilo.

Hoje o professor consegue dar instruções durante as aulas em pé, com o apoio de uma muleta. E conta com a presença do seu aluno e professor Osvaldo Martins, faixa preta, e que o ajuda durante as aulas.