Conteúdo especial Dia Internacional da Mulher

As mulheres ao longo da história provaram e mostram todos os dias a importância do seu papel social, que vai muito além daquele machista construído como o de: bela, recatada e do lar. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março em todo o mundo, o Mirassol Conectada reuniu em uma matéria especial destaques locais do público feminino, aquelas mulheres que de uma forma ou outra se destacaram superando barreiras para conquistar o sucesso profissional e pessoal. Todas têm alguma experiência para contar, uma missão que abraçaram ou projetos inspiradores. Elas são protagonistas do próprio caminho e empreendedoras em diferentes áreas.

Confira:

Thaísa Afonso – Arquiteta e Urbanista

Thaísa Roberta Afonso, solteira, 33 anos

Arquiteta formada pela Unesp de Presidente Prudente, Thaísa Roberta Afonso atua profissionalmente na área desde 2009, mas foi ainda na infância que descobriu seus dons para o ofício e aos 13 anos já tinha a resposta para aquela famosa pergunta que sempre nos é feita: “O que eu vou ser quando crescer?”.

“Com 13 anos fiz minha primeira Vernissage. Depois, com o passar do tempo, vi nessa carreira a possibilidade de materializar nos projetos os sonhos das pessoas. O início de carreira é sempre difícil. Porém com responsabilidade e dedicação conseguimos formar nossa clientela” – revela a arquiteta.

Thaísa conta também que como mulher um dos desafios que teve profissionalmente foi o de ser respeitada e ganhar credibilidade em um universo profissional predominantemente masculino, como é o canteiro de obras, onde se encontram pedreiros, marceneiros, engenheiros, serralheiros, pintores, entre outros.

“Desejo para o futuro um mundo mais igualitário, onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos e deveres, equiparação salarial e social”, complementa sobre como gostaria que fosse no futuro.

Thaísa Afonso – Arquiteta e Urbanista.

Contato whats: 17.99218-2008

Instagram : thaisaafonso.arq

Face: Thaisa Afonso – Arquitetura e Urbanismo

e-mail: [email protected]

 

Ana Lícia Pacheco Minto – Empresária

Ana Lícia Pacheco, é casada, tem 30 anos e é mãe da pequena Giulia

Veterinária de formação, mantém a rotina de agropecuarista onde administra fazendas da família juntamente com sua tia, Fabiana, outra grande mulher referência.

Além disso, decidiu investir e trazer para Mirassol, uma unidade da rede de Franquias Petit Cake. Uma rede em crescente expansão, onde o grande destaque é o brownie, receita exclusiva da marca. “Tenho percebido que as mulheres estão se destacando em determinados segmentos que antes era dominado por homens. Nós, mulheres, temos uma certa habilidade em pensar em determinados pontos, sem deixar de lado o pulso firme quando nos é exigido.” ressalta.

Já como agropecuarista, Ana Lícia destaca o maior desafio que teve que passar para conquistar respeito de peões e fornecedores do ramo. “Após o falecimento do meu avô, eu e minha tia, que é minha sócia nos negócios da família, tivemos um grande desafio em impor nosso jeito e conquistar nosso espaço em um ambiente quase que totalmente masculino. Muitos ainda não veem credibilidade em uma mulher tocando os negócios”, desabafa.

Durante a entrevista, ela revelou pra gente que um dos seus maiores prazeres é ver o resultado do seu trabalho e saber que, apesar das dificuldades, as coisas funcionam corretamente e os objetivos são alcançados. “A sociedade tem aceitado melhor quando há uma mulher no comando, mas ainda temos muito a evoluir. Respeito e amor precisam ser a base de uma sociedade sadia. Desejo que as mulheres se sintam confiantes em mostrar seu talento e tenham sucesso naquilo que decidirem fazer”, finaliza a empreendedora.

 

Fabiana Cristina Moriel Alarcon – Empresária

Fabiana Moriel e Márcia Moriel são irmãs e sócias na loja Imagine Presentes

Fabiana Cristina Moriel Alarcon e sua irmã Marcia Regina Moriel Dias, são sócias e proprietárias da loja mais completa no ramo de presentes em Mirassol: a Imagine Presentes. Elas vêm se destacando no mercado há 7 anos, desde quando começaram a carreira de empreendedoras.

Fabiana conta que o caminho para chegar até o sucesso, “foi como em qualquer começo, enfrentamos muitas dificuldades até conquistarmos a credibilidade que temos hoje”.

Pedagoga por formação, Fabiana ressalta que as qualidades e habilidades adquiridas durante a graduação são muito bem utilizadas no mundo empreendedor hoje, como a espontaneidade e criatividade necessárias para conduzir uma loja como a Imagine Presentes.

Apesar do dia-a-dia corrido, como o da maioria das pessoas e principalmente de mulheres trabalhadoras, as duas irmãs garantem que o resultado final é gratificante, pois tudo é feito com muito carinho e dedicação.

O que elas mais desejam para o futuro é que possam contribuir para que Mirassol tenha um comércio cada vez mais promissor, em que a população se sinta atendida em seus desejos, deixando de lado a falácia de que Mirassol não é bem servida no comércio. Para o mundo, deseja que a paz prevaleça por dias melhores.

A loja Imagine presentes está em Mirassol na Rua São Pedro 1963, centro, fone 3242 1554, 99717 0479

Facebook: Fabiana Moriel

 

Juliana Gonçalves Campos Cassim – empresária

38 anos, casada com Rafael Cassim e mãe de Isabelle e Maria Eduarda

Empreendedora à frente de uma loja de roupas femininas, Juliana Cassim ingressou no ramo de forma despretensiosa: antes cabeleireira, a mulher conta que quando a filha Isabelle começou a faculdade, os estágios impediam a garota de ter um trabalho formal. Vendo as dificuldades da filha, Juliana decidiu dar uma forcinha e então começaram a vender as peças.

“Começamos a vender as roupas em casa e quando me dei conta já não tinha mais espaço para acomodar as nossas clientes. Então com super apoio do meu marido Rafael inauguramos nossa linda e tão sonhada loja”, conta.

Com o crescimento do empreendimento, iniciado em novembro de 2016, mãe e filha montaram a loja física “Isa Maria”, que fica localizada na avenida Luiz Fernando Moreira, no bairro São José. Hoje Juliana se dedica prioritariamente ao comércio, mas ainda atende algumas clientes que não abrem mão de ter as madeixas tratadas por ela.

Juliana vem de uma família simples e humilde, ela começou a trabalhar na adolescência: aos 14 anos foi babá e posteriormente trabalhou no comércio. Ela também atuou na área da saúde e quando a filha caçula nasceu decidiu montar seu primeiro negócio: seu salão de beleza voltado para cuidados com cabelos, na qual esteve à frente por dez anos.

A empreendedora sonha com um futuro de oportunidades, direitos de igualdade, paz e muito, muito amor: “porque hoje nosso mundo está vivendo dias desprovidos de amor e isso é muito triste”, reflete ela.

Ela destaca que um dos maiores prazeres que sente por ser mulher é o de poder ser mãe, mas reconhece a dificuldade enfrentada pelo sexo feminino no dia a dia. “O maior prazer em ser mulher para mim é a dádiva de poder ser mãe, gerar duas vidas: a Isa e a Duda. Acho que a maior dificuldade é conseguir conciliar trabalho com os deveres da casa, ser esposa, mãe presente, entre outros, pois com a correria do dia a dia às vezes levanta um sentimento de cobrança. Mas acredito que toda mulher moderna empreendedora nos dias de hoje passa por isso”, finaliza.

Instagram: @lojaisamaria

Facebook: Loja Isa Maria

Whatsapp: (17) 981380329

 

Giovanna Ghizzi Gomes Diniz – Nutricionista

Giovanna Diniz é Nutricionista e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional

Frutas sempre fizeram parte da sua refeição: no lanche da escola, no lugar dos salgadinhos, lá estavam elas. O interesse em praticar uma alimentação saudável desde cedo foi o que guiou Giovanna Ghizzi Gomes Diniz a escolher a profissão de nutricionista. “Saí até no jornalzinho do colégio, com 10 anos, comendo uma goiaba. A matéria era sobre a importância do cuidado dos pais na alimentação dos filhos. Foi bem bacana”, relembra ela.

Formada pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional pela Vp Consultoria Nutricional, em São Paulo, Giovanna começou a atuar na área poucos meses após terminar a faculdade. Ela relembra que seu primeiro ano no consultório foi difícil, sem muitos pacientes. Porém em 2017 sua carreira cresceu muito e ela destaca dois fatores que a auxiliaram: experiência e relações interpessoais.

“Dois anos antes de me formar, comecei a trabalhar com uma nutricionista em São José do Rio Preto. Essa experiência me ajudou bastante, e quando comecei a atender sozinha, já não me sentia tão insegura. As relações interpessoais também me ajudaram muito! O fato de morar no interior contribuiu na captação de pacientes. Aos poucos, com os resultados e indicações, o número de pacientes foi aumentando”, explica ela.

Quando perguntada sobre as dificuldades que mais marcaram sua trajetória o que vem à cabeça dela é superação, algo que para ela significou independência. Quando ingressou na clínica que atua até os dias de hoje ela não dirigia e ser dependente de outra pessoa nesse aspecto a incomodava.

“Meu pai me levava à clínica às 5h30 todos os dias. Aquilo me incomodava muito, então venci o medo de dirigir e passei a ir sozinha e pode parecer pouco, mas o simples fato me sentir mais independente mudou a minha vida. Senti-me muito mais forte e atribuo muito do meu crescimento à essa fase. Sou muito grata à toda essa experiência e tenho certeza de que, se não fosse o esforço daquela época, muita coisa boa não teria acontecido na minha vida”, destaca.

Para Giovanna, a profissão da qual faz parte cresceu muito nos últimos anos, médicos valorizam o trabalho de nutricionista e compreendem que a alimentação tem influência importante na qualidade de vida e no tratamento e prevenção de doenças como Diabetes, Hipertensão, Esteatose Hepática e até depressão. “Desejo que a população se conscientize cada vez mais de que Nutrição é muito além de estética, que a alimentação é a base para uma vida saudável”, finaliza.

Atendimento:

Clínica Shen – Rio Preto

Endereço: rua Emília Joaquina de Jesus Castro, 170, Jd. Redentor – Rio Preto.

Academia IFGYM – Mirassol

Endereço: avenida Modesto José Moreira, 2992 (ao lado da Parafusos Mirassol)

Telefones para contato: (17) 3227-8769 e (17)3227-0788

Instagram: @nutrigiovannadiniz Facebook: Nutricionista Giovanna Diniz

 

Cristina Gonçalves da Silva de Araújo – Psicóloga

Casada, 43 anos

Sempre curiosa sobre a diversidade das pessoas e de pontos de vista, Cristina Gonçalves da Silva Araújo fez do seu talento em observar a sua profissão: ela se tornou psicóloga com o intuito de compreender e auxiliar na evolução do indivíduo. Carioca da gema, Cristina iniciou os estudos em 1999, à época ela já era casada e devido a profissão do marido, que era transferido de tempos em tempos de uma cidade a outra, iniciou a faculdade em São Paulo e finalizou em Manaus.

Ela conta que ingressou no mercado de trabalho imediatamente após os estágios, tudo isso ela credita aos anos de dedicação aos estudos e especializações. “Foram muitas horas sobre os livros, seis anos sem lazer, sem amigos, sem dinheiro. Tomei muita chuva, poucas horas de sono, enfrentei muita fila, peguei muito transporte público, virei noites acordada escrevendo relatórios de pesquisas. Agradeço muito ao meu marido, ele foi e ainda é o meu maior incentivador”, conta Cristina.

Seu sonho de formação sempre foi montar uma clínica e há um ano, juntamente com a amiga e parceira Shirley Lourenço, abriu o Espaço Evolução Psicológica em Mirassol, cidade que segundo ela a recebeu de braços abertos. Ao pensar no futuro, Cristina vislumbra uma sociedade em que homens, mulheres, crianças, idosos, independentemente de credo, etnia, raça ou orientação sexual sejam respeitados em sua liberdade de ir e vir.

“A relação humana é sempre uma troca que pode ser muito rica, é sempre um aprendizado em duas vias. Ninguém é detentor do saber, compreende? A existência de toda e qualquer pessoa contribui para a nossa vida de algum modo: ou para reconhecermos os nossos erros; para aprendermos coisas novas, para auxiliarmos ou para agirmos de outro modo”.

“Uma frase que aprendi com Professor Mario Sérgio Cortella: ‘hoje sou uma nova versão de mim’, assim como um livro, sou hoje uma nova edição de mim mesma, um pouco mais ampliada, mas uma nova versão. E assim é com todos nós”, finaliza.

Clínica Espaço Evolução Psicológica

Rua Capitão Neves, 2317 centro. Tel (17) 99113 – 9822

Paula Regina Caldas Andrade Baracioli – Advogada

Paula Baracioli é uma advogada apaixonada pela profissão

Paula Regina Caldas Andrade Baracioli é uma advogada apaixonada por sua profissão. Orgulhosa por ser uma defensora pública em Mirassol, ela é uma das poucas mulheres no cargo, predominantemente ocupado por homens. Militante no Tribunal do Júri da Comarca, ela teve seu primeiro contato com essa profissão aos 15 anos, quando passou a atuar em um escritório da área em sua cidade natal, Mogi das Cruzes.

“No curso desse trabalho comecei a admirar a profissão e a observar o quanto ela pode contribuir para pacificação social. Momento em que fui tomada por uma paixão a que foi suficiente para me conscientizar que realmente era isso que eu gostaria de fazer por toda a vida”, frisa.

Aos 18 anos Paula ingressou na graduação, ainda em sua cidade natal, mas concluiu o curso aqui em Mirassol. Em 2013 a advogada abriu seu próprio escritório, onde permanece atendendo até os dias de hoje.

Paula não se imagina atuando em outro lugar que não seja aqui, adotou Mirassol como sua segunda cidade natal. “Aprendi a amá-la a ponto de não mais poder deixa-la. Hoje a própria relação de confiança estabelecida com os clientes, magistrados e secretários da justiça local não me permite fazer outra opção”, pontua.

O escritório dela funciona na rua José Bonifácio, nº 2631, Centro.