Como parte da Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Mirassol, em parceria com o Detran-SP, realiza na cidade uma campanha de conscientização sobre o uso indevido de celulares por condutores. Além de perigosa, a prática também é ilegal. Em um dos canteiros da avenida Eliezer Magalhães, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um veículo capotado chama a atenção de quem passa pelo local. Sobre ele, uma faixa traz a seguinte mensagem: “Ele utilizava o celular enquanto dirigia”.

De acordo com dados da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), dirigir enquanto manuseia ou segura o celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, vitimando cerca de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente.

O uso do celular aumenta cerca de 400% as chances de o motorista se envolver em acidentes de trânsito. Sua gravidade tem percentual compatível ao de dirigir sob o efeito de álcool.

Campanha visa conscientizar motoristas sobre o uso indevido do celular enquanto dirige (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mirassol)

O tema de 2019 “No trânsito, dê sentido à vida”, segue diretrizes da ONU para redução dos índices de mortalidade.

A data nacional marcada por ações de conscientização vai de 18 a 25 de setembro.