Cia Divina Luz realiza neste sábado a festa da Chegada dos Reis, no Recinto municipal

Festa dos Reis deve reunir devotos e população no geral no Recinto de Mirassol

Créditos na imagem
publicidade

Em celebração ao “Dia de Santos Reis”, a Cia. Divina Luz, de Mirassol, realiza neste sábado, 27 de janeiro, a grande festa da chegada dos Reis. O encontro acontece no Recinto municipal “Leopoldo Gotardi”, a partir das 18 horas e é aberto a população.

A partir das 18 horas devotos e curiosos podem acompanhar a apresentação ao vivo do presépio, participar das rezas e contemplar a queima de fogos. Também será servido um jantar durante a confraternização, como forma de agradecimento pelas bênçãos concedidas.

Créditos na imagem

O “Dia de Santos Reis” é celebrado em 6 de janeiro, porém antes mesmo do Natal já começam a ser realizados os cortejos nas casas, que são também uma forma de arrecadar fundos para a grande festa. Em algumas ocasiões os ritos se estendem até o período que antecede o Carnaval.

A tradição é considerada uma das mais belas manifestações populares, de origem portuguesa, chegou ao Brasil por volta do século XVIII, inspirada na tradição católica da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Jesus. Esta tradição ganhou visibilidade, especialmente no século XIX, e se mantém viva e atuante em grande parte do país, notadamente em Minas Gerais e Goiás, onde possuem lugar cativo e destacado nas festividades populares. Há várias gerações, mantêm-se os cantos, ritos, melodias, danças e ritmos.

Créditos na imagem

Cia. Divina Luz

A Companhia Divina Luz foi criada em nosso município por Claudemir dos Reis Nogueira e atualmente possui vinte integrantes. A inspiração para criar o grupo veio de seu bisavô Geraldo Nogueira, hoje com 97 anos, que foi o responsável por fundar em Mirassol a Companhia de Folia de Reis Resplendor Dourado no ano de 1948, em resposta a um milagre atendido.

Seo Geraldo (Foto: Valdecir Gerotto)