Coentro: ou você ama ou odeia!

Coentro (Imagem: divulgação)
publicidade

Hoje vamos falar de um alimento polêmico e divisor de opiniões: o Coentro! Amado e odiado por muitos na mesma intensidade, a especiaria é bastante tradicional na cozinha nordestina, de origem asiática ela já era utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas.

Em uma rápida pesquisa realizada por meio da redes sociais, alguns leitores expressaram suas opiniões sobre o tempero. É o caso da mineira Shirley Lourenço: “eu amo principalmente no frango caipira. Esse tempero é muito utilizado em comida mineira. Como mineira nata aprendi desde pequena.”

Outra moradora que também é a favor do condimento em seus pratos é a Elisabete Sounemberg: “nossa super adoro!!!! Desde criança!!!#amo”.

Mas para a grande maioria o alimento ainda é desagradável, a começar pelo olfato. “Detesto coentro e faz muito sentido que o nariz faça parte do paladar, pois associo muito sabores com cheiro, por exemplo coentro com maria fedida e cominho com cc… sovaco mesmo…mas eu como aventureira já provei mais que uma vez pra ver se consigo consumir ao menos aos poucos, mas me rendo, minha comida e cozinha é mais feliz sem coentro e sem cominho”, diz Maria Stella Figueiredo, opinião que também é compartilhada por Maria Rita Pestillo.

Já o tecnologo em gastronomia Eduardo Tonin o que mais pesa é mesmo o paladar: “Pra mim coentro tem gosto de metal, não consigo comer não”.

Independentemente da sensação que a especiaria desperta, o fato de promover diversos benefícios para a saúde é incontestável, podendo ser consumido tanto em folhas quanto em sementes.

Confira alguns benefícios do coentro:

  1. Elimina metais pesados

Devido ao uso de determinados agrotóxicos, muitos legumes e verduras, além de peixes, panelas e até mesmo a água podem conter metais pesados, o coentro atua eliminando esses metais como o alumínio, chumbo e mercúrio. A planta se liga a esses materiais em um processo é conhecido como quelação, jogando-os para a corrente sanguínea e facilitando a eliminação.

  1. Anti-inflamatório Natural

O alimento permite aliviar dores causadas por inflamações como artrite e também a reduzir pequenos inchaços, além de proteger o sistema nervoso contra danos causados por doenças degenerativas.

  1. Combate o acúmulo de gordura na região abdominal

O alimento impede o acumulo de gorduras pois contêm limoneno, substância química que impede a absorção de uma parte das gorduras saturadas no sistema digestivo, permitindo que elas sejam eliminadas facilmente.

  1. Propriedades antioxidantes

A planta possui grande concentração de vitaminas e antioxidantes, por exemplo a quercetina, famoso flavonoide também presente na maça. Ele produz o colágeno pela vitamina C, mantendo a firmeza e elasticidade da pele.

  1. Ajuda no crescimento do cabelo

Aplicado diretamente no couro cabeludo, contrubui para o nascimento de novos fios de cabelo, fornecendo nutrientes diretamente para os folículos capilares.

6. Sem insônia

Produz propriedades relaxantes, permitindo a diminuição da ansiedade e do estresse, contribuindo para uma boa noite de sono.

  1. Diurético natural

O coentro estimula o funcionamento dos rins, agindo como um excelente diurético natural quando consumido em forma de suco ou chá.

  1. Relaxante muscular

A planta auxilia na recuperação após treinos pesados que deixam o corpo dolorido, aliviando a musculatura.

  1. Melhora os níveis de colesterol

Seus compostos antioxidantes, vitaminas, óleos essenciais e fibra alimentar ajudam a prevenir doenças cardíacas, atuando na diminuição das taxas de LDL (colesterol ruim) e contribuem para elevar os níveis do bom colesterol (HDL).

10. Melhora a digestão

Auxilia na eliminação de gases, náuseas, má digestão e dores abdominais, devido às propriedades em estimular o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos. Ele também estimula o peristaltismo, movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo, tornando-o um laxante suave e natural. As folhas desidratadas podem ser utilizadas para combater crises de vômito e diarreia. Ele também melhora as funções do fígado.

São muitos benefícios não é mesmo? Diante de tudo isso, você acha que dá pra mudar o posicionamento em relação ao alimento e dar uma chance a ele em suas refeições?