Conheça a origem da Folia de Reis

publicidade

 

A Folia de Reis, considerada uma das mais belas manifestações populares do Brasil, é uma festa de origem portuguesa. Chegou ao país por volta do século XVIII, inspirada na tradição católica da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Jesus. Esta tradição ganhou visibilidade, especialmente no século XIX, e se mantém viva e atuante em grande parte do país, notadamente em Minas Gerais e Goiás, onde possuem lugar cativo e destacado nas festividades populares. Há várias gerações, mantêm-se os cantos, ritos, melodias, danças e ritmos.

O encantamento dessa manifestação popular reside nas combinações entre diversão e religiosidade, com a qualidade musical e a devoção aos Reis Magos. A Folia de Reis é mais presente no meio rural e em pequenas cidades, devido a pouca valorização e divulgação nos meios de comunicação, ao contrário do que ocorre com outras festas populares, como as juninas, por exemplo. Por não fazer parte, ainda, da grade curricular das escolas, a Folia não alcançou os mesmos níveis de difusão de outras manifestações populares do país.

Em Mirassol, a manifestação cultural acontece tradicionalmente na Igreja de Santos Reis, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, no dia 6 de janeiro. Um grande incentivador da comemoração na cidade e conhecido por todos é o senhor Geraldo Cigano. Nos registros clicados pelo fotógrafo Valdecir Gerotto, que você pode conferir abaixo, saiba como funciona um pouco desta grande festa no nosso município:

Confira:

Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/989/