Equipe com seis meninas de Mirassol disputa Campeonato Brasileiro de Karatê

publicidade

 

Uma equipe composta por seis meninas disputa no próximo fim de semana o XX Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado de 6 a 8 de setembro, na cidade de Araraquara. Yasmin Cristina Fidelis, Giovana Cardoso Zanon, Lara Marques Viana, Brenda Marques Vaiana, Dafne Marques do Nascimento e Maria Fernanda Rodrigues são alunas do Sensei Paulo César de Oliveira, conhecido como Sensei Paulinho, um dos primeiros faixa-preta na arte marcial de Mirassol.

O mestre lidera um projeto social que oferece aulas de karatê gratuitas em três locais diferentes de Mirassol: no Cemca, que fica no bairro Souza; na escola Tufi Madi e também nos condomínios da CDHU, no São Bernardo. O estilo praticado é o tradicional Shotokan e algo entre 50 e 60 alunos treinam regularmente.

A equipe que vai participar da competição conseguiu a classificação primeiro disputando a Copa São Paulo e o Campeonato Paulista de Karatê. Duas atletas, Yasmin e Giovana, vão disputar na categoria Kumite de 9 a 10 anos, faixa vermelha a verde.

Outras duas atletas entram na faixa etária de 13 a 14 anos, Maria Fernanda disputa na categoria kumite, faixa roxa a preta, acima de 47kg e Dafne Marques, também na faixa roxa a preta, mas na categoria de até 47kg. Lara e Brenda vão competir na categoria de 11 e 12 anos, faixa roxa a preta, acima de 1,50 cm.

De acordo com o Sensei Paulinho, a maioria das atletas que vai para a competição treina a aproximadamente 4 anos e participam do projeto ministrado no Cemca e nos Predinhos.

Sensei Paulinho ao centro e Profº Osvaldo Martins (à direita) com as jovens atletas que disputam o Campeonato Brasileiro de Karatê (Foto: Divulgação)

 

Paulinho dá aulas desde 1982, ano em que conseguiu chegar à faixa preta aos 21 anos, aos 35 ele sofreu um acidente e acabou ficando tetraplégico, apesar de tudo, não desistiu de seguir pelo caminho do Karatê. Seus alunos na época pediram para que ele continuasse a instrui-los, os buscavam de carro nos dias de treino, os amarravam em uma cadeira de rodas e dali ele transmitiu todo o seu conhecimento teórico para várias gerações de alunos que há muitos anos carregam o seu estilo.

Hoje o professor consegue dar instruções durante as aulas em pé, com o apoio de uma muleta. E conta com a presença do seu aluno e professor Osvaldo Martins, faixa preta, e que o ajuda durante as aulas.

Serviço:

XX Campeonato Brasileiro de Karatê

Dias 06, 07 e 08 de setembro

Araraquara-SP