Estudantes da Unesp fazem visita técnica à ETA e à ETE Piedade

Estudantes da UNESP conhecendo ETE Piedade em Mirassol (Foto: Ricardo Boni)
publicidade

Os alunos do curso de Química Ambiental da Unesp/Ibilce de Rio Preto realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) e também à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE Piedade), operados pela Sanessol em Mirassol. A atividade de campo aconteceu na última quinta (21), e 25 estudantes estiveram presentes.

A turma é do terceiro ano, e estão cursando a disciplina de Tratamento de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos. Para a professora, Márcia Cristina Bisinoti, coordenadora do programa de pós-graduação em Química da Unesp/Ibilce, ir além da sala de aula é importante para os alunos vivenciarem a teoria dos livros, gráficos e vídeos usados durante as aulas. “Agradecemos muito pela Sanessol ter aceitado nos receber. Ficamos impressionados com o trabalho que a empresa realiza no tratamento de esgoto na cidade. Com certeza outras cidades do Brasil deveriam seguir este exemplo para a melhoria do meio ambiente”, disse.

A estudante Evelyn Marcolino da Silva comentou durante a visita sobre o quanto é importante ir a campo para conhecer como funciona essas estações. “Ficamos impressionados com a tecnologia aplicada em todos os processos”, contou.

No decorrer deste ano, a principal estação de tratamento de esgoto da cidade já recebeu visitas de formadores de opinião e alunos das escolas municipais. Uma prática incentivada e valorizada pela concessionária, tanto pela questão de conscientização ambiental quanto pela política de transparência que pauta a empresa. A ETA também sempre está de portas abertas para receber visitas.

25 estudantes acompanharam de perto os trabalhos desenvolvidos na ETE Piedade de Mirassol (Foto: Ricardo Boni)

Segundo a gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, este tipo de ação é muito importante para que as pessoas possam conhecer de perto o trabalho realizado pela ETE.

Durante a visita, a equipe técnica da Sanessol mostra todas as etapas do processo, desde a chegada do esgoto na estação, onde acontece o tratamento primário com a retirada dos sólidos, até a saída do esgoto tratado para o córrego Piedade, hoje com 98% de eficiência.

A turma pode acompanhar de perto alguns equipamentos de alta tecnologia. Um deles é o gerador de cloro, que é o sistema de cloração mais avançado da atualidade, pois produz e aplica o cloro de forma segura, econômica e sustentável. O sistema utiliza somente água, energia elétrica e sal (cloreto de sódio) para a produção do hipoclorito de sódio usado para clorar o efluente.

A ETE Piedade é a principal Estação de Tratamento de Esgoto de Mirassol. É responsável pelo tratamento de 50% do esgoto gerado na cidade e conta com um laboratório de última geração.