Ex-vereador entra com representação contra “Mineiro” por declarações homofóbicas

publicidade

O ex-vereador de Mirassol, André Guirado, entrou com uma representação contra o vereador Carlos Divino de Souza, conhecido como Mineiro. Guirado protocolou o documento na Câmara de Mirassol há 10 dias pedindo o afastamento do parlamentar enquanto ele for investigado por quebra de decoro parlamentar. No dia 20 de novembro, em tribuna, Mineiro em seu pronunciamento teria ofendido a comunidade LGBT ao afirmar que “gays vão para o inferno” e que “já estão com a passagem comprada” para tal destino por “viverem em pecado” com Deus.

Na representação, a qual o Mirassol Conectada teve acesso a uma cópia digitalizada, André afirma que o atual vereador age “em conduta incompatível com o decoro da função parlamentar” quando utiliza da Tribuna da Câmara para um “pronunciamento ofensivo e de cunho homofóbico, contra cidadãos que possuem identidade de gênero incompatível com a do registro de cartório”. Guirado ressalta ainda que tal conduta repercutiu em muitas mídias e na internet, manchando assim a “honra da cidade de Mirassol”.

A representação pede ainda que o presidente da casa, Beto Feres, tome providencias a respeito do caso, determinando processos disciplinares para evitar reincidências desse tipo de postura e também o afastamento de Mineiro enquanto o mesmo é investigado por quebra de decoro parlamentar.

Em contato com a reportagem, André Guirado disse que pode enviar o documento também ao Ministério Público e que o vereador deve no mínimo uma retratação pública “não acredito que ele (Mineiro) será cassado ou afastado, mas acredito que deva uma retratação pública, jornal, rádio e redes sociais” – disse Guirado.

A denúncia está sendo analisada no Departamento Jurídico da Câmara e depois deve ser encaminhada para a Comissão de Ética da Câmara, presidida pelo vereador Valderlei Gilmar Pinatto (PSB). Como a Câmara entra em recesso no final do ano, a representação deve ser colocada em plenário apenas em 2018.

OAB de Mirassol também pede retratação

A Câmara de Mirassol também recebeu um ofício da 111ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Mirassol, pedindo uma retratação do vereador Mineiro em razão das mesmas declarações dadas no dia 20 de novembro. O documento foi recebido pelo presidente da Câmara, Beto Feres, e encaminhado para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar onde serão discutidas as possíveis providências ou até mesmo o seu arquivamento.

Clique aqui para relembrar o caso