Tudo começou por um grupo de Whatsapp de família, o espaço que outrora sediou zona de guerra entre diversas pessoas por conta das eleições foi para os Souzas o ambiente propício para nascer uma campanha de Natal. Viviane de Souza Santana, 25 anos, soube de uma ação que estava acontecendo em uma escola no Parque Estoril em Rio Preto, a instituição montou uma lista que continha itens que cada criança matriculada precisava. Ela então decidiu ajudar e divulgou também para os familiares e todos se prontificaram a participar, porém apenas duas ainda não tinham conseguido as doações.

“O projeto surgiu depois que teve uma mobilização da família Souza para ajudar uma escola de Rio Preto, vimos que bastante gente queria ajudar, porém somente duas crianças ainda precisavam de ajuda, as demais já tinham sido amparadas. Conseguimos ajuda-las, porém a mobilização da família foi tão grande que não poderíamos deixar terminar ali”, conta Viviane.

 

Mulheres da família Souza (foto: arquivo pessoal)

Depois o grupo decidiu ajudar a AMIC – Amigos da Criança com Câncer, também em Rio Preto. Mas o local também já tinha conseguido a maioria dos donativos, faltava o sorvete, a família então comprou os gelados pelo fornecedor indicado e realizou a doação.

Foi então que o primo, João Carlos Rodrigues de Mendonça Junior, 36 anos, teve a ideia de ampliar a iniciativa para Mirassol e arrecadar recursos para ajudar crianças da cidade. Os dois realizaram uma pesquisa de campo, visitaram os membros do Conselho Tutelar para se informarem sobre os pontos mais necessitados do município e a partir daí escolheram os bairros Bela Vista, Nova Esperança e parte do Vale do Sol para o Papai Noel ir visitar e distribuir presentes de Natal.

Batizado de “Faça Uma Criança Feliz, “, o projeto ganhou força e continua sendo divulgada principalmente pelo Whatsapp, dessa vez não só os parentes, mas amigos, amigos de amigos, desconhecidos, muitos se prontificaram a ajudar como podem.

As arrecadações ainda estão sendo feitas e vão até o dia 10 de dezembro; a distribuição será no dia 15, um sábado. Qualquer um pode contribuir, para ajudar você pode realizar um depósito diretamente na conta criada para a campanha, todos os gastos serão declarados. A ideia de pegar doações em dinheiro ao invés dos brinquedos aconteceu principalmente para que não haja diferença entre os mesmos, para que toda criança se sinta igual.

“A ideia é que essa seja apenas a primeira experiência de muitas, o nosso objetivo é realizar esse tipo de ação também em outras datas importantes, como Páscoa e Dia das Crianças”, finaliza João.

A família Souza

 

Matriarca da família Souza (foto: arquivo pessoal)

 

A matriarca da família, Eudóxia Pereira de Souza é uma das que ajudam a campanha a acontecer. Casada com Antônio de Souza (In memoriam) por 60 anos eles tiveram 12 filhos. Somente netos são 31 e 33 bisnetos. São muitos familiares reunidos para fazer o projeto acontecer!

 

 

 

 

 

Doação para compra de presentes de Natal – Crianças de Mirassol:

Quer ajudar? Você pode depositar qualquer quantia na conta destinada às doações

Banco Caixa Econômica Federal

Banco: 0321 | Op: 013 | CP: 00019002-8 – J C R Mendonça Jr.

Informações: (17) 99234-4347