Governo quer implantar Sistema Único de Segurança Pública ainda em 2018

Eunício Oliveira (MDB) é o autor do projeto que cria o SUSP (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)
publicidade

O Governo Federal busca intensificar ainda mais as ações de segurança no país, após a criação do Ministério da Segurança Pública – liderado pelo Ministro Raul Jungmann – e da polêmica intervenção federal no estado do Rio de Janeiro, foi a vez do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), apresentar um Projeto de Lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). O projeto na prática prevê uma integração cada vez maior entre os órgãos de segurança do país no combate à violência.

A primeira versão da proposta foi entregue ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, na última quinta-feira (01/03), e defende o trabalho conjunto entre a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Agentes Socioeducativos e Peritos, através do compartilhamento de informações, do intercâmbio de conhecimento técnico e científico, e de operações integradas. A previsão é que o projeto seja votado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal até o dia 20 de março.

Três semanas depois, a segurança integrada voltará a ser discutida em São Paulo, na maior feira de segurança pública e corporativa da América Latina, a LAAD Security. Realizado de 10 a 12 de abril, o evento será sede do VII Seminário de Segurança LAAD, que reunirá autoridades e especialistas para o debate de soluções para o setor. Tecnologias aplicadas à segurança integrada será um dos muitos temas de destaque do seminário., o evento será sede do VII Seminário de Segurança LAAD, que reunirá autoridades e especialistas para o debate de soluções para o setor. Tecnologias aplicadas à segurança integrada será um dos muitos temas de destaque do seminário.