Coluna Gameterapia, toda segunda-feira

Faaala ae Pessoal! Aqui é Theago Liddell! Feliz ano novo seus Gamers!!

Vai ter “The Elder Scrolls 6” em 2019??? NÃOOOOO!!!

Houveram alguns rumores e especulações anteriores sugerindo que The Elder Scrolls VI poderia sair em 2019. No entanto, esta é talvez a previsão mais ridícula que ouvimos até agora. E no caso de você acreditar, bem… você não deveria, já que The Elder Scrolls 6 definitivamente não sairá este ano.

Para começar, sabemos que a Bethesda está trabalhando tanto em Starfield quanto em The Elder Scrolls 6. Não apenas isso, mas esperamos que Starfield seja lançado antes do próximo jogo The Elder Scrolls. Se é o plano da Bethesda, então não há como lançar dois grandes jogos, para os quais não vimos nada em menos de doze meses.

Na E3 2018, Bethesda afirmou que o jogo estava em fase de pré-produção. Como tal, não há como, mesmo para um jogo de Acesso Antecipado, sair daqui a menos de um ano. Não só isso, mas nos últimos meses a Bethesda tem estado ocupada com o Fallout 76; um jogo que fracassou e temos certeza de que a equipe fará o seu melhor em 2019 para aperfeiçoá-lo.

Tanto Starfield quanto The Elder Scrolls 6 têm como alvo as plataformas de próxima geração e tem havido indícios de que os próximos consoles Playstation e Xbox podem sair em 2020. Então, sim, uma data de lançamento de 2019 para o TES6 é ridícula… se bem que GTA V seguiu essa linha de fazer a ponte dos consoles e se deu bem… bem… veremos!

Agora vem… Square Enix diz que os consoles entraram “na última fase”

Em reação à chegada de 2019, o presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, publicou uma carta em que fala sobre o panorama atual dos videogames e sobre o futuro, abordado o tópico das tecnologias emergentes.

Uma das coisas que mais salta à vista na carta é a afirmação de que “a atual geração de consoles de jogos entrou na última fase, e a próxima geração de consoles tornou-se um tópico de discussão na indústria do entretenimento digital”.

De fato, muito se tem falado acerca dos próximos consoles da Sony e da Microsoft. Vários rumores surgiram nos últimos meses, mas oficialmente, ainda nada foi revelado. Há quem especule que um lançamento em 2019 dos próximos consoles é possível, enquanto outros apostam em 2020.

Acerca das tecnologias emergentes, Yosuke Matsuda falou sobre os serviços de streaming e de como isso pode mudar a forma de consumo dos videogames.

”O streaming é capaz de trazer diversos novos operadores de plataformas ao mercado além dos fabricantes de consoles atuais, enquanto os donos de plataformas também estão se juntando ao espaço do PC,” comentou o presidente da Square Enix.

“Estes desenvolvimentos produzem um número crescente de avenidas através dos quais editoras e produtores podem oferecer conteúdo. Em particular, os serviços de streaming de jogos serão o derradeiro condutor de uma rápida transição de jogos em caixa para o consumo digital.”

“O streaming também se dá a um novo modelo de negócio baseado em assinaturas, pelo que acreditamos que a decisão de como interagir com estas próximas tendências será chave para o crescimento no futuro.”

Tanto a Sony como a Microsoft já tem atualmente serviços de subscrição, nomeadamente o PlayStation Now, ainda não disponível no Brasil, e o Xbox Game Pass. A EA, uma das editoras mais poderosas dos videogames, também está apostando neste segmento com o EA / Origin Access.

Atualmente, o streaming de jogos ainda não é viável numa escala global devido à necessidade de uma ligação à Internet excepcional, mas a Microsoft já afirmou que a sua rede de servidores, Azure, consegue solucionar o problema.

O streaming de jogos também está atraindo gigantes de tecnologia como a Google para o mercado de videogames. Em Outubro de 2018 a Google testou jogar na América do Norte Assassin’s Creed Odyssey através do seu navegador de Internet.

Bem… só futuro.. Futuro e Futuro… Só pra deixar avisado, a Steam deixou de funcionar no Windows XP e Vista! Atualizem-se!

Com a transição para 2019, o Steam deixou de suportar dois dos sistemas operativos mais antigos da Microsoft.

Desde 1 de Janeiro que a plataforma da Valve já não funciona oficialmente no Windows XP e Windows Vista. O anúncio já tinha sido feito há meses, mas só agora é que a mudança foi colocada em prática.

Bem, isso é tudo por hoje pessoal!

Theago Liddell é Desenvolvedor de Jogos eletrônicos e Mobile Apps, possui uma coleção de mais de 70 consoles, Grava vlogs e faz um podcast semanal bacaninha em www.quartaserie.com