Foto: divulgação/Prefeitura de Mirassol

 

Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, moradores da cidade se depararam com fuligens e muita fumaça, provenientes de queimadas que aconteceram durante toda a madrugada em uma área rural entre Mirassol e Rio Preto próxima ao condomínio Terras Alphaville. O fogo começou por volta das 21h45 de ontem e foi contido nesta manhã, por volta das 6h, porém devido ao vento as chamas voltaram a se alastrar.

A equipe do Corpo de Bombeiros está no local desde às 12h30, aproximadamente, tentando conter o incêndio, que já atinge algumas áreas de São José do Rio Preto, segundo informações prévias do quartel. Caminhões pipa da Prefeitura e de usinas estão ajudando no combate.

De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Mirassol, o fogo se espalhou por áreas de pastagem, canavial e chegou até uma Área de Preservação Permanente (APP). Somente durante a madrugada, a estimativa é de que o fogo tenha destruído uma área de 250 hectares.

Incêndio registrado de Rio Preto (foto: divulgação/Redes Sociais)

 

Apesar das causas do incêndio ainda não terem sido apontadas, a Prefeitura ressalta que as queimadas são consideradas crime ambiental e proibidas em todo o Estado pela lei nº 11.241/2002.  Além disso, prejudica a saúde e o meio ambiente. Caso alguém presenciei outra pessoa ateando fogo em qualquer local, deve denunciar a situação imediatamente às autoridades.

O Corpo de Bombeiros está recebendo diversas ligações alertando sobre a queimada e reforça que a equipe já está no local.

 

Fumaça toma conta do céu