Investimento em tecnologia proporciona precisão e agilidade nos serviços de saneamento básico

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O investimento em tecnologia é uma das prioridades da Sanessol para otimizar os processos das áreas comercial e operacional. Com isso, a empresa busca soluções eficientes para o desenvolvimento da infraestrutura de saneamento em Mirassol.Uma inovação importante que a concessionária trouxe é a utilização do “Fluid” – um sistema que usa sensores e inteligência artificial para detectar vazamentos. Como se fosse um ouvido biônico, essa ferramenta, criada pela Stattus4, é capaz de descobrir vazamentos ou fraudes por meio da vibração das tubulações.  O principal objetivo é diminuir a perda de água na cidade. Segundo o diretor geral da empresa, Antonio Hercules, a tecnologia é, cada vez mais, um instrumento fundamental para alcançar esses objetivos e, principalmente, oferecer serviços de qualidade à população.

A equipe de rua utiliza a telemetria para a leitura e a entrega imediata de contas, procedimento que oferece agilidade no faturamento e maior transparência para os clientes, que podem conferir seu consumo no momento de emissão da fatura.

A tecnologia também está presente na automação dos sistemas de água e esgoto. Um dos principais benefícios é monitorar em tempo real o funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema. “Esses equipamentos são modernos e funcionam de maneira inteligente para comunicar nossa equipe sobre as anomalias nos sistemas, desta forma as decisões são tomadas de forma rápida e precisa”, explica Hercules.

Soluções modernas são fundamentais para aumentar a eficiência e garantir avanços no município (Foto: Ricardo Boni)

Na área de gestão dos clientes a concessionária é uma das pioneiras no país a adotar pesquisas com base na metodologia NPS (Net Promoter Score). Trata-se de uma métrica que traz insights, permitindo resolução dos problemas de forma precisa, aprimorando constantemente o atendimento. “Ouvir e perceber as necessidades dos moradores é uma das premissas do nosso negócio”, diz o diretor.

Outra opção de contato com o cliente é o BeMoby – ferramenta inteligente de comunicação, que possibilita uma interação de forma ágil, segura e eficaz. “O objetivo é manter a comunicação por meio de envios de e-mail e SMS de faturas, informativos sobre paradas programadas, entre outros serviços realizados pela concessionária. A população pode responder ao SMS gratuitamente”, lembra Hercules. É importante ressaltar que para teracesso a esses recursos, a população deve manter o cadastro atualizado na Sanessol.