Inicia nesta segunda-feira, 18 de novembro, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que tem como público alvo jovens de 20 a 29 anos. Em Mirassol as doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Cohab 2, Regissol, Aeroporto e no Centro de Saúde (Postão).

O horário de atendimento das UBSs é das 7h às 16h, é necessário levar a carteirinha de vacinação. A campanha acontece até o dia 30 de novembro, data em que acontece o dia D no Centro de Saúde (Postão), das 8h às 17h, e na Cohab 2, das 8h às 12h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3253-9980.

 

Faixa etária é a mais difícil de ser atingida

 

A faixa etária é a mais difícil de ser alcançada e a que mais acumula casos confirmados da doença, de acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que um dos motivos é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomaram, não voltaram para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Além disso, Wanderson acredita que existe uma perda da sensação de perigo por parte dos jovens de hoje em dia pois a doença é vista como comum, e que não vai causar nenhum impacto grave para a saúde. Para atingir esse público, o Ministério da Saúde aposta em algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três esferas do governo federal, estadual e municipal.

“jovens perderam a sensação de perigo” (Foto: divulgação/Ministério da Saúde)

 

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda grave, de natureza viral, propagada por pequenas gotículas expelidas através da fala, da tosse e do espirro. Pode ser transmitida facilmente, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. A vacinação é a única maneira de se prevenir.