Ao som do beatbox – som feito com a boca – as batalhas de improviso ter se tornado um movimento de resistência na cena underground do Rap, jovens se reúnem em espaços públicos e duelam com rimas e improvisação diante de uma plateia que acompanha e vibra em cada frase de efeito que surge em meio as batalhas.

Em Mirassol esse tipo de evento acontece de forma tímida ainda, mas acontece! Aos fins de semana, na praça central, um grupo de amigos se reúne para realizar a “Batalha da Matriz”, neste sábado acontece a primeira edição do ano. Anderson Vinícius Salvador, 20 anos, mais conhecido como “Limão”, é o organizador do evento e conta que o objetivo das batalhas é promover a cultura de rua com um duelo de rimas sobre temas do cotidiano.

Ele diz também que sempre teve familiaridade com a música e que conheceu as batalhas de rimas através da internet. “Conheci as batalhas de rima pelo o YouTube, a antiga Liga dos MC’s, eu me apaixonei a primeira vista, aí como aqui não tinha muito dessas batalhas e a cultura não era muito grande, eu e meus colegas começamos a organizar umas batalhas pequenas na escola, dentro da sala de aula, no recreio, a gente cantava nos eventos da escola e era uma coisa muito gostosa de fazer” – explica.

Batalha de improviso acontece aos sábados na praça da matriz em Mirassol (Foto: Divulgação)

Ele pegou gosto pelas rimas quando conheceu o Pedro Improvisador, que organizava batalhas em Rio Preto e que já se apresentou em Mirassol no evento Grito Rock. Anderson começou a frequentar e rimar e não demorou para trazer a ideia para cá. “Aqui em Mirassol não tinha nada até então, recentemente eu descobri que tinha um pessoal que queria rimar aqui e que gostava de improvisar e cantar, aí dois amigos meus, Gabriel Chalni e o João Vitor Casa Grande, começaram a organizar pequenas batalhas na praça, eles me chamaram para organizar a partir da 3ª edição, que foi na praça St. Antônio, veio o pessoal até de Rio Preto, foi muito da hora, a quarta edição foi na praça central, foi cerca de umas 30/40 pessoas, agora eu estou no front pra organizar essa edição” – completa Anderson.

A próxima edição da Batalha da Matriz acontece neste sábado (15), a partir das 19h30, na praça Dr. Anísio José Moreira, no centro de Mirassol. Todas as pessoas estão convidadas a assistir ou participar do evento.

Galera ser reúne em peso para prestigiar as batalhas de improviso (Foto: Divulgação)