Mirassol está entre as 25 melhores pequenas cidades para envelhecer

publicidade

 

A Prefeitura de Mirassol divulgou nesta segunda-feira, 24, que o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a FGV, Mirassol é uma cidade considerada propícia para se aproveitar a melhor idade, já que pensa em maneiras para o aumento de expectativa de vida e que busca uma vida mais plena durante a velhice.

Das 348 cidades brasileiras que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes, Mirassol está em 25ª posição e entre 40 cidades que se destacam por oferecer boas condições de vida para as pessoas com mais de 60 anos.

Em Mirassol, diversas atividades voltadas para a 3ª idade podem ser encontradas, como aulas de alongamento e caminhadas oferecidas em diferentes dias e horários através de parcerias público-privada entre a Prefeitura e empresas. A cidade oferece também campos de malha e bocha recém-reformados para a prática esportiva de idosos; professores que orientam os exercícios físicos nas academias ao ar livre em diferentes bairros; espaços e material para os jogos de baralho e dominó; e também viagens em competições regionais de idosos.

No início deste mês, Mirassol foi um dos 35 municípios de todo Brasil a assinar o termo de participação do “Programa Viver, Envelhecimento Ativo e Saudável” que dispõe de inclusão digital, educação, saúde preventiva e mobilidade física para 3ª idade, e que em breve estará atuante na cidade.

O estudo elaborado classifica os municípios em sete variáveis: Indicadores Gerais; Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento, que receberam pesos com base nas principais necessidades da população na terceira idade. O clima também foi levado em conta.

A população idosa de Mirassol segundo o último senso demográfico realizado pelo IBGE, representa 13,57% da população total da cidade, que em 2018 foi estimada pelo próprio instituo em 59.333 habitantes.

Mirassol ficou na 25ª posição de melhores pequenas cidades para se envelhecer (Foto: Natália Campanholo)