Desde cedo, já no registro de nascimento, a música entrou em sua vida e nunca mais saiu. Evoluindo na esfera acadêmica como mestre em educação musical e se manifestando ainda mais através das cordas vocais e pelo dom como compositor, o talento do músico profissional mirassolense, Lenon Raul Tagliaro, foi destaque e o colocou entre os cinco finalistas do concurso MPBrasil. A final da terceira edição do festival de música popular brasileira acontece neste sábado, a partir das 20h30, no Recinto de Exposições em São José do Rio Preto. Para prestigiar o evento é necessário apenas contribuir com 1 quilo de alimento não perecível.

Lenon Raul Tagliaro é formado em licenciatura em música com mestrado em educação musical, pela Universidade Federal de São Carlos

Ao todo, o concurso contou com a participação de inscritos de 6 estados, totalizando 43 bandas que passaram pela seleção da curadoria. Durante a apresentação final, ao vivo, serão avaliados quesitos como técnica e qualidade musical, presença de palco, interação com o público, originalidade, ritmo e dicção. As 5 canções finalistas para a última etapa foram:

> Domingo – Felipe Lucena | São Paulo/SP

> Desencanto – Lenon Raul Tagliaro | Mirassol/SP

> Monção – Mariana Soares | Campos do Goytacases/RJ

> Um Índio – Guilherme Faustino Ventura | Jaboticatubas/MG

> Malungos – Jéssica Stephens e Carlos Gomes |Manaus/AM

“Me sinto grato pela oportunidade de participar deste festival, que procura valorizar novos artistas e, principalmente, seus trabalhos autorais. É justamente a falta de incentivo que faz com que muitas pessoas desistam de criar e divulgar seu trabalho. Por isso fico muito contente com a iniciativa do Festival MPBrasil e mais ainda pela minha classificação”, conta Lenon.

Os cinco classificados vão se apresentar ao público e a um corpo de jurados neste sábado (15.12) composto por músicos e especialistas da área. A canção “Desencanto”, destaque entre as cinco músicas selecionadas pela curadoria do Festival, também foi classificada em outros dois festivais neste ano, o 44º Festival de MPB de Ilha Solteira e o 13º FEM Rio Preto.

Sobre o artista e a canção:

O músico Lenon Tagliaro (25) é natural de Mirassol, atua como cantor, compositor e instrumentista em São José do Rio Preto e região. Autor de canções e de música instrumental tem como suas principais referências os compositores e intérpretes Toninho Horta, Milton Nascimento, Djavan, João Bosco, Egberto Gismonti etc. É formado em licenciatura em música com mestrado em educação musical, pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente cursa Piano MPB/Jazz e Regência de Banda Sinfônica no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e também é membro da Banda Municipal “Juvenal Noronha” de Mirassol.

“Atualmente tenho atuado como músico instrumentista em alguns projetos de São José do Rio Preto e região. Mas o foco agora neste próximo ano é no meu trabalho como cantor e compositor. Tenho como meta a gravação de um ep de canções inéditas, acho que agora é um bom momento para me dedicar a um projeto como esse”, revela o artista.

“A “Desencanto” foi composta em 2015, é uma canção que tem dois momentos diferentes, a primeira parte é mais tranquila e remete à beleza e plenitude da natureza e dos sentimentos das pessoas. Já na segunda parte da música, que carrega uma instrumentação mais marcante, a canção traz uma alusão à saudade e ao (des)encantamento por alguém que já se amou. No final é uma mistura de dor e saudade com revolta e desejo de mudança. Dualidades essas em que todos nos deparamos em determinado momento da vida”, explica o compositor. No concurso, a banda que acompanha o cantor é formada pelos músicos Filipe Murbak (bateria), Mateus Mendonça (baixo elétrico) e Peterson Danese (sax tenor e flauta).

Após a divulgação dos vencedores do 3º Festival MPBrasil 2018, o cantor Jão sobe ao palco para apresentar seus sucessos do single “Vou Morrer Sozinho”, que está no Top 100 das músicas mais tocadas no Spotify Brasil.

O 3º Festival MPBrasil é realizado pela Renova Projetos e Produções com apoio da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, junto ao ProAC-ICMS, com produção da LA Projetos e Produções.

O artista convida toda a população para prestigiar o evento e torcer. Confira:

Serviço

O que? 3º Festival MPBrasil 2018

Quando? Dia 15 de dezembro de 2018, às 20h30, no Recinto de exposições de São José do Rio Preto (Rancho do Tropeiro)

Entrada: 1kg de alimento não perecível, que será doado para as paróquias Jesus Bom Pastor e São Sebastião e para o Serviço Social Vitório Lucchesi. Informações: www.festivalmpbrasil.com.br.