Moradores reclamam do transporte coletivo em Mirassol

Ônibus utilizado no transporte coletivo de Mirassol (Foto por Natália Campanholo)
publicidade

Desde o início do mês de julho os moradores de Mirassol tem enfrentado problemas com o transporte coletivo. Usuários do serviço alegam que os ônibus não têm horário específico para passar nos pontos e que há dias em que a circular deixa de rodar sem aviso prévio, prejudicando muitos passageiros que dependem do serviço.

“Grande parte das pessoas que utilizam o transporte são mulheres com crianças de colo e idosos. Naquela época em que o transporte coletivo da nossa cidade parou fizeram um protesto e logo arrumaram os ônibus, saiu até notícia em várias páginas na internet. Os ônibus voltaram a passar no horário normal, mas não durou uma semana e voltou a quebrar novamente. Até então estava passando somente em alguns horários nos bairros da cidade, só que novamente isso voltou a acontecer! É lamentável, uma hora passa, outra hora não, parece que temos que adivinhar quando o ônibus vai passar”, afirma a estudante Patrícia Quarezemin, 19.

Patrícia é usuária do transporte desde quando o serviço foi implantado pela Prefeitura, em 2011. “Os ônibus estão em bom estado, mas devido ao asfalto e buracos, vem a quebrar. Agora, quando quebra não tem previsão de conserto, fica sem uma semana, quinze dias, um mês…como está acontecendo. Os motoristas alegam que é falta de verba para pagar o conserto”.

Em resposta a reportagem, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal informou, através de nota, que dois ônibus estão circulando na cidade. Sobre as medidas que estão sendo tomadas para solucionar a questão, disse ainda que “não há como fixar uma data para a normalização do transporte, já que existem questões jurídicas a serem resolvidas”, sem explicar que questões são essas.  Questionada ainda sobre o valor arrecadado com o transporte no período de janeiro a setembro de 2017, a assessoria informou que o valor não foi contabilizado ainda. A Prefeitura Municipal também não soube informar qual é o atual itinerário dos veículos porque afirma que “ele está sofrendo alterações”.

Quando começou o serviço:

A cidade tem o transporte coletivo prestado e organizado pelo próprio município, desde 2011. O valor da tarifa é de R$ 1,00 por bilhete de passagem. Quatro ônibus padrão, com acessibilidade, fazem parte da frota municipal de transporte público. De acordo com dados disponíveis de 2016, cerca de 1.000 pessoas utilizavam o serviço diariamente em Mirassol, sendo 400 idosos não pagantes.