Museu Jezualdo D’ Oliveira é reaberto após reformas

publicidade

 

Reforma do museu Jezualdo D’ Oliveira (Foto: imprensa/Prefeitura)

 

No dia do aniversário de 108 anos de Mirassol, o museu municipal Jezualdo D’ Oliveira foi reinaugurado e reaberto ao público, após passar por reformas. O prédio, que completou 50 anos no mesmo dia, foi fundado em 1968 por Jezualdo D’ Oliveira e renomeado em homenagem a ele postumamente.

A reforma foi realizada com recursos de emenda parlamentar federal, enquanto o município em contrapartida contemplou a pintura, troca de telhado, troca do piso, fechamento de algumas janelas com alvenaria, colocação de corrimão e portas com barra antipânico, a implantação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, a revisão na parte elétrica, a limpeza do painel de azulejo pintado na fachada, a construção de banheiros acessíveis e toda adequação de acessibilidade.

O museu é o mais antigo da região e um dos primeiros do Estado de São Paulo, seu acervo é composto por mais de 10 mil arquivos entre fotografias, jornais e documentos de Mirassol e da região. A relevância do Museu já foi reconhecida pela UNESCO, pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, pelo Ministério do Exterior, pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e pelo Sistema Estadual de Museus. Esses dois últimos, órgãos do Governo do estado de São Paulo.

O local que estava fechado para a execução das obras desde janeiro deste ano já está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.