OBR – Foto: divulgação

 

Um dos principais eventos de tecnologias do Brasil será realizado neste sábado, 8 de junho, trata-se da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece no Centro Universitário do Norte Paulista – UNORP. Alunos de escolas públicas e privadas serão desafiados a desenvolver um robô capaz de solucionar problemas práticos.

A OBR destina-se a estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico de todo território nacional, com modalidades práticas e teóricas. Na fase regional, os participantes realizam apenas competições práticas (com robôs). Participam desta etapa 40 equipes com 160 atletas, que disputam a classificação para o nacional. Os ganhadores da fase nacional participam da etapa internacional.

Os robôs desenvolvidos pelas equipes devem seguir um percurso enfrentando obstáculos e dificuldades com a missão hipotética de resgatar vítimas sem interferência humana. Serão três provas para cada robô, que, ao completar as atividades, soma pontos conforme as regras definidas. A classificação é feita com base no ranking de pontuação, da maior para a menor.

“Os avanços tecnológicos impactam diretamente no desenvolvimento dos futuros profissionais. A UNORP, comprometida em oferecer uma formação de excelência, busca trazer esses eventos para a faculdade, promovendo essa imersão com os jovens em ambiente tecnológico”, diz Paulo Fantinato, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UNORP.

Com edições desde 2007, a OBR atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano passado, foram mais de 156 mil participantes diretos de todos os Estados brasileiros, com mais de 4,3 mil equipes competindo.

 

Feira de profissões

Durante a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, a UNORP também realiza a 9ª Feira de Profissões de Rio Preto e região. Professores, coordenadores e alunos estarão expondo os 28 cursos da faculdade, com inovações e trabalhos realizados.
O evento é uma oportunidade dos vestibulandos conhecerem cursos, alunos, corpo docente e toda estrutura da instituição de ensino.

Serviço

Local: Rua Ipiranga, 3460, Jd. Alto Rio Preto – São José do Rio Preto/SP
Horário: Das 8h às 18h
Entrada gratuita

Sobre a UNORP

A UNORP é uma das mais antigas e tradicionais entidades de ensino superior de São José do Rio Preto. Com mais de 45 anos de fundação, a faculdade oferece 28 cursos de licenciatura e bacharelado nas áreas de exatas, humanas, biológicas, tecnológicas, além de cursos de pós graduação. A UNORP oferece uma estrutura de 22 laboratórios modernos, dando destaque a Clínica Odontológica UNORP, que oferece atendimento emergencial e, cirurgia de canal gratuito à comunidade carente.