Bálsamo está confirmada como mais uma cidade-sede da 51ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Distante quase 500 quilômetros da capital paulista e com pouco menos de dez mil habitantes, a cidade é a menor a abrigar jogos desta edição da Copinha, o que fará pela primeira vez na história. Fundada em 1920, a cidade tem pouca tradição no futebol profissional, mas tenta mudar este cenário especialmente a partir do futebol feminino.

Entre os homens, apenas um time da cidade esteve em disputas oficiais da Federação Paulista de Futebol. O Bálsamo Futebol Clube disputou a terceira divisão estadual de 1986 com o nome de Grêmio Recreativo e Esportivo Balsamense. Isso porque de acordo com o regulamento, para se inscrever no campeonato era preciso estar ligado a um clube social.

A campanha, porém, não foi das melhores e em 18 jogos foram quatro vitórias, três empates e 11 derrotas, que fez o time ocupar apenas a nona posição do Grupo Marrom, que tinha dez equipes da região. Desta maneira, a participação da equipe foi apenas nessa temporada.

Recentemente a cidade tem apoiado iniciativas relacionadas ao futebol feminino. Nessa temporada foi sede de São Paulo da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18, além de ter abrigado jogos da Ponte Preta no Campeonato Paulista Feminino. Em parceria entre a Associação Esportiva Realidade Jovem Rio Preto e o Bálsamo Futebol Clube, a cidade ainda tem jogos do Campeonato Paulista Feminino Sub-17.

Os jogos da sede de Bálsamo vão ocorrer no estádio municipal Manuel Francisco Ferreira (Foto: Prefeitura de Bálsamo/Divulgação)

Nesta competição o time da cidade que herda o trabalho realizado há anos no Rio Preto Futebol Clube, conquistou bons resultados, já que terminou a primeira fase na segunda colocação de seu grupo, atrás apenas da Ferroviária. Na fase seguinte as meninas foram superadas por Santos e Corinthians, potências da modalidade e que estão na semifinal da competição.

Os jogos da sede de Bálsamo vão ocorrer no estádio municipal Manuel Francisco Ferreira. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.