Imagem de enriquelopezgarre por Pixabay

 

A Prefeitura de Mirassol confirmou oficialmente no início da tarde desta quarta-feira, 25, o primeiro caso de coronavírus registrado no município. De acordo com nota emitida pela assessoria de imprensa, a notícia sobre a confirmação foi recebida com estranheza e perplexidade, já que foi reportada primeiramente pelos meios de comunicação e não pelos órgãos de saúde do Estado, como deve acontecer obrigatoriamente e imediatamente quando há casos suspeitos, confirmados ou óbitos, para que o município não entre em descrédito ou seja acusado de omissão de dados.

Ainda na noite de ontem, o município questionou a Gerência de Vigilância Epidemiológica (GVE) sobre o fato, que apurou a informação com o Hospital de Base, que foi quem notificou o caso, e recebeu a confirmação que foi repassada à Prefeitura de Mirassol.

Nesta manhã, a Vigilância Epidemiológica do município entrou em contato com o paciente que já estava em isolamento domiciliar desde o início dos sintomas e afirmou estar estável. O caso confirmado é de um homem de 49 anos. Após ter retornado de São Paulo capital, passou a apresentar os sintomas características do Coronavírus e procurou atendimento médico na rede particular.

O Comitê de Gestão do Coronavírus da cidade de Mirassol ressalta a importância da população respeitar a quarentena (isolamento social) sem aglomerações e fazer a higienização constante e reforça que não há motivos para pânico.

Confira a nota emitida pela Prefeitura na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO – CASO DE CORONAVÍRUS CONFIRMADO

A Prefeitura de Mirassol, por meio da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, recebeu com estranheza e perplexidade a informação da confirmação do primeiro caso de Coronavírus (Covid-19) no município.

Por meio da imprensa e não pelo fluxo normal de notificação de casos da doença, a Prefeitura recebeu a informação de que a cidade teria um caso confirmado pelo HB (Hospital de Base), no início da noite de ontem (24/03).

A partir da informação recebida pelos órgãos de comunicação, as autoridades do Executivo entraram em contato com os órgãos de saúde do Estado, que obrigatoriamente devem ser notificados imediatamente quando há qualquer informação de casos suspeitos, confirmados ou óbitos para que o município não entre em descrédito ou seja acusado de omissão de dados.

Ontem (25/03) no final da noite, após ser questionado pelo município, o GVE questionou o HB e recebeu a confirmação que foi repassada à Prefeitura de Mirassol.

O caso confirmado é de um homem de 49 anos. Após ter retornado de São Paulo capital, passou a apresentar os sintomas características do Coronavírus e procurou atendimento médico na rede particular. 

Hoje (25/03), a Vigilância Epidemiológica do município entrou em contato com o paciente que já estava em isolamento domiciliar desde o início dos sintomas e afirmou estar estável.

O Comitê de Gestão do Coronavírus da cidade de Mirassol ressalta a importância da população respeitar a quarentena (isolamento social) sem aglomerações e fazer a higienização constante e reforça que não há motivos para pânico.