Foto: arquivo pessoal

 

A mirassolense Ana Lara Casagrande, que é professora, mestre, doutora e pós-doutora em Educação, irá ministrar a conferência “A escola como espaço plural: multiculturalidade e compromisso docente”. A atividade faz parte da 31ª Semana de Letras da Unesp, que acontece de 9 a 13 de setembro, cujo tema deste ano é “Cultura na Ponta da Língua”.

A conferência ministrada pela professora será a número 9, que acontece na sexta-feira, 13 de setembro, às 14 horas. O evento é aberto ao público em geral, mas para garantir o certificado é necessário realizar a inscrição. Para se inscrever, clique aqui.

Na apresentação, a professora abordará a necessidade de reconhecer as identidades díspares que compõem a escola, na qual estão presentes expressões de diferentes universos culturais e o papel docente rumo a um ensino crítico, que colabore para a formação de seres-no-mundo-sócio-histórico.

Ana Lara Casagrande é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Sobre a semana

 

A 31ª Semana de Letras, organizada pelos alunos do 3º ano de Licenciatura em Letras, da UNESP/IBILCE, propõe como tema desta edição “Cultura na ponta da língua”.

“A relação entre língua e cultura é evidente, se considerarmos ‘cultura’ como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Essa aprendizagem se efetua principalmente por meio da língua, um instrumento de interação social, pelo qual definimos as categorias e distinções que são importantes para nossa cultura. Assim, a língua é um dos sistemas de expressão de uma cultura. É por isso que é impossível estudar a língua sem se voltar para o povo que a fala, para a cultura em que se insere, para a função e intenção com que essa língua é utilizada; enfim, para aprender uma língua, é preciso também aprender a cultura: “Matar uma língua significa matar uma cultura”. Desse modo, nosso objetivo é, por meio de conferências, palestras e mesas-redondas, levantar e discutir questões e ideias relacionadas a essa temática, tais como: cultura e sistemas linguísticos, cultura e literaturas (arte verbal), cultura e ensino, cultura e diversidades, cultura, língua e ética.” – Descrição do evento