Dando início às ações do Projeto Território Cênico 2020, a Cia Cênica abre nesta quarta-feira (11/03) as inscrições para o Núcleo de Pesquisa Cênica, que tem a proposta de fomentar a pesquisa teatral e a formação de novos grupos em Rio Preto. A atividade é gratuita e voltada a artistas e estudantes de artes cênicas acima de 16 anos.

 

Núcleo de Formação Cênica 2019 – Foto Guilherme Di Curzio

 

Durante seis meses, os participantes do Núcleo receberão orientação de artistas da Cia. Cênica e irão pesquisar o teatro de rua, por meio do processo de montagem de um espetáculo, que será apresentado ao final do Projeto Território Cênico 2020.

As inscrições vão até 26 de março, pelo site da Cia. Cênica, por meio do link http://ciacenica.com.br/sit/npc/. São 20 vagas e os encontros começam em 7 de abril, na Sede Cênica, que fica no Jardim dos Seixas. Para a seleção, as pessoas inscritas deverão apresentar uma cena individual de até três minutos. Os inscritos receberão e-mail de confirmação com as instruções. A seleção irá acontecer nos dias 31 de março e 1 de abril, das 19h às 22h.

 

Histórico do Núcleo

Essa será a quarta turma do Núcleo de Pesquisa Cênica. A primeira edição aconteceu em 2017, com o nome de Núcleo de Formação Cênica. Foram disponibilizadas 21 vagas e o Núcleo produziu o espetáculo “Uma Coisa Depois da Outra”, com criação coletiva.

No Território Cênico 2018, quando a Cia. Cênica contou com fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Núcleo deu origem a um novo grupo teatral em Rio Preto: a Cia. Beradeiro, composta por 17 artistas que se profissionalizaram e vêm circulando com o espetáculo “Vereda da Salvação”, do dramaturgo Jorge Andrade (1922-1984).

Em 2019, viabilizado pelo Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura, o Núcleo começou o processo de montagem do espetáculo “Refugo”, de Abi Morgan, dirigido por Ricardo Matioli, com estreia prevista para maio de 2020.

 

Sobre o Território Cênico

O Projeto Território Cênico é uma ação permanente da Cia. Cênica desenvolvida desde 2016. Por meio dele, o grupo consegue ampliar suas ações para além da produção de espetáculos, desenvolvendo outras práticas de diálogo com a comunidade rio-pretense e aprofundando laços e parcerias com outros coletivos e grupos artísticos.

Além do Núcleo, a edição 2020 promoverá outras ações formativas e de intercâmbio e apresentações de diversas linguagens artísticas. A programação completa será lançada até o final de março.

Neste ano, o projeto é novamente viabilizado pelo ProAC. A Cia. Cênica foi contemplada pelo Edital de Apoio à Manutenção e Modernização de Espaços Culturais.

Mais informações sobre o Projeto Território Cênico estão disponíveis no site da Cia. Cênica: ciacenica.com.br/sit/.

 

Serviço:

NÚCLEO DE PESQUISA CÊNICA

Com artistas da Cia. Cênica – São José do Rio Preto/SP                               

Atividade integra o Projeto Território Cênico 2020 e terá seis meses de duração, com a proposta de fomentar a pesquisa teatral e a formação de novos grupos, tendo como elemento unificador a montagem de um espetáculo. Nesta edição, os participantes irão pesquisar o teatro de rua.

Vagas: 20

Público-alvo: artistas e estudantes de artes cênicas acima de 16 anos

Quando: 7/4 a 14/10, terças e quartas-feiras, 19h30 às 22h30

Onde: Sede Cênica (Av. das Hortências, 263, Jardim dos Seixas)

Inscrições: 11 a 26/3, pelo link: http://ciacenica.com.br/sit/npc/

Seleção: Cada inscrito (a) deverá preparar uma cena individual de até 3 minutos, que será apresentada em 31/3 ou 1/4, das 19h às 22h. Será enviado e-mail de confirmação com as instruções.