Vendas online devem ter 15% de alta durante a Black Friday em relação a 2017

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A Black Friday já entrou para a lista como uma das principais datas para o comércio brasileiro, principalmente quando se trata de lojas e varejos virtuais. Somente o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões, o que representa uma alta de 15% em relação ao ano anterior, a estimativa é da Ebit | Nielsen.

Em 2018, o dia com os principais descontos será na sexta-feira, 23 de novembro. De acordo com a pesquisa realizada, 88,6% dos e-consumidores têm intenção de comprar na ocasião, uma alta de oito pontos percentuais em relação a 2017. Já os comércios físicos devem investir no prolongamento das promoções para chamar a atenção dos clientes e abrir os descontos durante toda a semana, a partir de segunda-feira 19.

Entre o comportamento dos e-consumidores, 46% afirmaram que vão fazer suas aquisições na sexta-feira (23) e outros 22% indicaram que preferem comprar entre os dias 24 e 30 de novembro. No apontamento, há também os 13% que preferem garimpar promoções pré-Black Friday entre os dias 16 e 22 do mês.

Apesar da proximidade com o Natal, a data não representa perigo para as vendas de dezembro, já que continua sendo, majoritariamente, usada para compras de uso próprio para 69% das pessoas. Apenas 26% e 20% das pessoas disseram que pretendem comprar algo para a família e dar de presente, respectivamente.

As dez categorias mais desejadas pelo e-consumidor na Black Friday são:

1) Eletrônicos
2) Eletrodomésticos
3) Smartphones
4) Informática
5) Moda e acessórios
6) Cosméticos e perfumaria
7) Casa e decoração
8) Livros
9) Brinquedos e games
10) Esporte e Lazer

METODOLOGIA

A Ebit|Nielsen apurou 3013 amostras entre os dias 25 de julho e 14 de agosto de 2018. O questionário foi estruturado por meio da pesquisa online do painel Ebit e teve como universo os consumidores que pretendem comprar online nos próximos seis meses.