No próximo dia 11 de dezembro se completa um ano desde que o novo viaduto “Alcebíades Antunes” foi entregue à população de maneira oficial pela Prefeitura de Mirassol e a empresa RUMO, responsável pelo projeto e execução da obra, que custou aproximadamente R$ 7 milhões. Na época, o único item que não foi entregue junto com a ponte foi a iluminação pública do local, desde então já se passaram mais de dez meses e o espaço continua sem esse recurso.

Em julho deste ano, após muita reclamação por parte de motoristas e leitores do Mirassol Conectada, entramos em contato com a Prefeitura para questionar a situação, e como resposta, fomos informados de que “a responsabilidade pela iluminação do espaço é da empresa RUMO, a mesma que construiu o viaduto na região”.

Na mesma época, em contato com a RUMO, a empresa fez o seguinte esclarecimento:

“A Rumo esclarece que realizou todas as obras necessárias e entregou o viaduto do Beija-flor conforme estabelecido entre as partes. A empresa mantém diálogo junto à administração municipal de Mirassol com o intuito de colaborar com o que estiver dentro de suas possibilidades”.

Na ocasião entramos em contato com a Prefeitura novamente para que a mesma comentasse sobre o posicionamento da RUMO, mas não obtivemos respostas. Alguns meses depois, em entrevista ao programa Pinga Fogo na TS Rádio, no dia 7 de setembro, o Prefeito André Vieira e o vice Tiago Rodrigues, disseram que um projeto de iluminação em LED para a ponte estava pronto, aguardando apenas trâmites burocráticos em relação a renovação da concessão da malha paulista.

“Nós estamos com o projeto pronto, justamente para gente resolver essa situação, que merece um destaque: a obra é perfeita, é maravilhosa, não tivemos nenhum incidente e nenhum acidente por conta da iluminação até hoje (07.09), nós temos que agradecer a empresa Mazucca, que presta o serviço de iluminação no município, eles dobraram e triplicaram em alguns pontos a iluminação próximo ao local. Então, ela não está do jeito que estão tentando dizer, tirar o brilho dessa ponte, vamos anunciar aqui de ante mão, que  tem um projeto fantástico de iluminação, inclusive com LED, que está sendo finalizado, essa obra não saiu ainda porque estamos aguardando a finalização da concessão da malha paulista, que seria a renovação ou com a RUMO ou uma nova (empresa) vencedora, solicitamos o pedido, eles pediram para nós aguardarmos, mas teremos novidades em breve, deixando a oposição com um pouco mais de dor de cotovelo” – disse o prefeito André Vieria em entrevista ao jornalista Luís Carlos Fonseca.

Na última sexta-feira, 25 de outubro, entramos em contato com Prefeitura novamente solicitações informações a respeito de novidades sobre essa situação, mas não obtivemos respostas até a publicação dessa matéria. O que sabemos é que essa renovação da concessão da malha paulista ainda não aconteceu.

Viaduto do Beija-flor está sem iluminação desde a entrega da obra, há mais de 10 meses (Foto: Divulgação/Câmara)