Ícone do site Mirassol Conectada

Após três anos, estudantes da escola Iria viajam para São José do Rio Pardo para Maratona Euclidiana

Estudantes da escola Iria participam da 85ª Maratona Intelectual Euclidiana (foto: reprodução/Facebook)

Alunos da escola estadual Iria Barbieri Vita estão representando Mirassol na Maratona Intelectual Euclidiana, que começou no dia 8 de agosto e vai até o dia 15, na cidade de São José do Rio Pardo. Quinze adolescentes viajaram para se juntarem a estudantes de todo o Brasil no evento que reflete a vida e a obra de um dos escritores mais importantes e visionários do Brasil – Euclides da Cunha.

A atividade faz parte da grade de programação da 85ª edição, cujo tema é “Presença e Influências de Euclides da Cunha na Cultura Brasileira”. O evento acontece na cidade de São José do Rio Pardo desde 1912, reunindo uma grande variedade de programações culturais e estudos. Euclides da Cunha viveu em São José do Rio Pardo de 1898 a 1901, época em que escreveu Os Sertões. Durante esse período, ele também contribuiu para o desenvolvimento do município.

A escola mirassolense participa da maratona desde o ano de 2017, orientada pela professora de Educação Física Silvia Regina Madi Pinheiro Alves. A educadora participou do evento quando era estudante, nos anos 80, e devido à grande importância que o intelectual tem para o país ela decidiu iniciar o projeto com os seus alunos em 2016, ao lado das professoras Cássia Regina Bueno Rodrigues Pereira e Maria Mercedes Martins, que dão aulas de história e de matemática, respectivamente.

“Tendo em vista o mundo em que vivemos, onde muitos valores foram perdidos, encontramos em cabecinhas como essas uma luz… uma chama acesa na busca de um mundo mais justo e igualitário para todos!”, pontua Gi.

A última participação presencial no evento foi em 2019, depois veio a pandemia da covid-19 e o evento foi realizado de forma online, rendendo premiações à estudantes de Mirassol nessas duas edições. Em 2022 a turma não conseguiu levantar recursos suficientes para o transporte, estadia e alimentação, retornando neste ano.

“Depois da pandemia, em 2020 e 2021, a Semana Euclidiana foi virtual e tivemos alunos premiados nessas duas edições. No ano passado, não conseguimos recursos para o transporte e depois de muitas dificuldades, em 2023 conseguimos voltar! É uma imensa alegria! Queria compartilhar e agradecer”, completa a professora Gi.

Sair da versão mobile