Ícone do site Mirassol Conectada

Bispo Dom Antônio Emídio Vilar toma posse da Diocese de Rio Preto

Bispo dom Antônio Emídio Vilar tomou posse da Diocese de Rio Preto no último sábado (Foto: Marcos Freitas/Pascom Diocese São José do Rio Preto)

Numa celebração que durou 2 horas e 11 minutos, tomou posse da Diocese de Rio Preto no último sábado, 19/03, o bispo dom Antônio Emídio Vilar, vindo da diocese de São João da Boa Vista. A missa marcou os festejos da fundação da cidade e a devoção ao padroeiro São José.

Cerimônia de posse com a Catedral lotada (sem distanciamento, mas com uso absoluto de máscaras) num total de 3 mil pessoas. Paroquianos de igrejas dos bairros e de cidades distantes que compõem a Diocese participaram da missa que contou também com a presença de quatro arcebispos (Dom Orani Tempesta, Rio de Janeiro; Paulo Mendes Peixoto, Uberaba; Dom Moacir Silva, Ribeirão Preto; e dom João Inácio Müller, Campinas), além de 22 bispos, padres, freiras, seminaristas, representantes de pastorais diocesanas, deputados, vereadores e personalidades da cidade.

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo e sua mulher Maria Elza, participaram da missa e entregaram a dom Vilar no final uma placa de boas-vindas em nome da população.

Outro destaque foi o coral de 50 vozes de várias paróquias que acompanhou todas as etapas da missa, regido pela primeira vez pelo seminarista Caio Murilo Pirani dos Santos, e com participação entre os cantores dos regentes Ana Maria Poloto e Laerte Mazza. Esses dois regentes foram os responsáveis por apresentar na passagem do ano 2000 um coral de 2 mil vozes numa mega missa celebrada pelo então bispo Orani Tempesta no Centro de Eventos de Rio Preto.

As primeiras fileiras da plateia estavam tomadas de políticos: deputados Itamar Borges, Eugeninho, Luiz Carlos Mota, prefeitos de Uchoa (Claudio Martins), Cedral (Paulo Ricardo Janjão) e Bady Bassitt (Luiz Antônio Tobardini); vereadores Renato Pupo, Jean Charles Serbeto, Fábio Marcondes; juiz Evandro Pelarin, ex-vereadora Márcia Caldas, entre outros.

Bispo dom Antônio Emídio Vilar (Foto: Marcos Freitas/Pascom Diocese São José do Rio Preto)

No início da missa, dom Moacir entregou o báculo (cajado episcopal) a dom Vilar, simbolizando a entrega do governo diocesano. Em seguida, a leitura da nomeação papal pelo chanceler padre Júlio César Sanches Lázaro.

Após a celebração, antes da bênção final, algumas pessoas foram escaladas para dar as boas-vindas a dom Vilar. O casal Denício e Maria Oliveira, da Pastoral Familiar Diocesana, veio do Solo Sagrado com a filha Thaís para acolher o novo bispo. O vigário-geral da Diocese Padre Edvaldo Calazans, nos seus cumprimentos, citou o desejo da comunidade de ver a diocese ser promovida a Arquidiocese, anseio antigo dos católicos. Irmã Izilda foi representar o abraço das freiras e religiosas da diocese. A comunidade de Jaci, Associação de São Francisco de Assis na Providência de Deus, do frei Francisco Belotti, estava presente em peso.

Fonte: Prefeitura de São José do Rio Preto

Sair da versão mobile