Black Friday: confira as orientações do Procon-SP para realizar compras com segurança

A Black Friday é uma data comercial, em que diversos estabelecimentos prometem descontos. Com o intuito de orientar os consumidores sobre como realizar compras seguras, especialistas em defesa do consumidor da Fundação Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, listou sete dicas para quem pensa em ir às compras durante o evento.
Em 2018 a data foi antecipada e aconteceu na terceira semana de novembro, porém neste ano a Black Friday volta a acontecer na última sexta-feira do mês, dia 29 de novembro. Algumas das orientações dos profissionais é para que os consumidores pesquisem os preços dos produtos que desejam antecipadamente e que façam denúncias em caso de oferta enganosa.
Confira sete dicas do Procon-SP:

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Limite de gasto
Faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

Entrega e troca
Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Golpes virtuais
Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Compras online
Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

Vitrines
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

Cancelamento
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Informações
Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Para acompanhar o trabalho dos especialistas, siga a Fundação no Instagram, pelo @proconsp.