Câmara cria programa de incentivo a cooperativas e incubadora de empresas

Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Lixo (Corpe), em Penápolis (Foto: Divulgação)
publicidade

Mais oportunidades e melhor geração de renda a famílias mirassolenses. Esses são alguns dos objetivos do Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo, Associativismo e Incubadora de Empresas, aprovado na segunda (23) na Câmara de Mirassol.

A iniciativa foi proposta pelos vereadores Caco Navarrete (presidente), Cida Dias e Julio Salomão, que destacam a valorização do trabalho cooperado. Entre os benefícios previstos estão a assistência às formas de associativismo, como reciclagem, comercialização, tecnologias e industrialização, voltadas à geração de emprego e renda. Também devem ser estimuladas as articulações políticas e empresariais para a formação de parcerias, aquisição de equipamentos, indicação de emendas, doações e uso de verbas públicas municipais. Outro benefício do programa é a concessão de bolsa auxílio para os inscritos no CadÚnico.

Para integrar o programa, os interessados cooperados passarão por avaliação socioeconômica, que será realizada pelo Departamento de Ação Social. A criação oficial do programa depende agora de sanção do Executivo Municipal.

Visita à cooperativa 

Em setembro do ano passado, o presidente da Câmara, Caco Navarrete, e o vereador Julio Salomão, estiveram em Penápolis, juntamente ao diretor do Departamento de Ação Social, Eder Pinhabel, para conhecer o trabalho da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Lixo (Corpe). A troca de experiências foi um dos objetivos para ajudar nos estudos e no processo para implantar uma das cooperativas em Mirassol.