Campanha do HB incentiva destinação de Imposto de Renda para projetos sociais

publicidade

 

Com o objetivo de sensibilizar empresários e pessoas físicas a destinarem parte do Imposto de Renda (IR) a projetos de assistência, o Hospital de Base (HB) e Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, maior complexo de saúde do interior de São Paulo, lança hoje a campanha “Transforme seu I.R. em Solidariedade”.
Referência nacional em procedimentos de média e alta complexidade em mais de 60 especialidades médicas, o HB conta com projeto de atendimento à pessoa idosa. Os recursos captados por meio do Fundo do Idoso serão utilizados na modernização e adequação de setor de Geriatria do hospital, com objetivo de manutenção do atendimento de excelência.

No HCM, as doações podem salvar vidas por meio do Fundo da Criança e do Adolescente beneficiando os setores de UTI Neonatal e em diversos tratamentos pediátricos.
O contribuinte, pessoa física, que faz a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo, pode abater até 6% do valor do imposto a pagar, ao fazer a destinação para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente ou para o Fundo do Idoso de Bady Bassit.

Já aqueles com imposto a restituir, receberão até 6% acrescido no valor total que têm a receber. Quem deixar para fazer a declaração em 2021, o valor da destinação será reduzido, chegando a, no máximo, 3% e deverá ser feito pelo programa da Receita Federal.

Os empresários podem destinar até 1% do imposto devido sobre a renda das pessoas jurídicas (IRPJ), tributado sobre o lucro real da empresa. Por ser referência nacional, o HB e HCM já receberam apoio de grandes empresas do país como: Banco Toyota, Volkswagen, B3 S.A, Brasil Cap, Havan, Raízen, EMS, entre outras.

Segundo Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, mantenedora do HB, nos últimos anos, as doações via renúncia fiscal de pessoas físicas e jurídicas têm se tornado uma fonte importante de recursos financeiros para as organizações filantrópicas.

“No atual cenário de pandemia, com a necessidade de investimentos constantes no enfrentamento à Covid-19, a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) pode ajudar a amenizar o déficit dessas instituições”, explica Dr. Jorge.
Além disso, o HB estima um aumento das despesas, provocadas pelo crescimento de até 400% na compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e pela alta de preços desses materiais que, em alguns itens, ultrapassou 1.000% durante a pandemia.

“Diante dessa realidade, o apoio da sociedade, de empresas socialmente responsáveis e pela parceria com a prefeitura de Bady Bassitt, é possível fazer a diferença e garantir a manutenção das rotinas diárias da instituição”, acrescenta Robson Ribeiro, superintendente financeiro da Funfarme.

Diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco enfatiza que “com a pandemia do coronavírus, o complexo vive um dos momentos mais desafiadores de seus 50 anos de história”.

Potencial de arrecadação
No Brasil, em média, apenas 2,5% do potencial de doação da população tem sido destinado para instituições filantrópicas, nos últimos anos. Isso significa que mais de R$ 7,5 bilhões, que poderiam ser utilizados via Renúncia Fiscal, deixaram de impactar o cenário da saúde no Brasil, por exemplo.

A destinação é feita de forma fácil e sem custos, e não importa se o cidadão tem imposto a pagar ou a restituir.

Como doar
Para saber o valor máximo da destinação, o contribuinte deve se basear na base de cálculo de 2019. Depois disso, é preciso entrar em contato com a Captação de Recursos do Hospital de Base que irá identificar e emitir um boleto nominal com os dados do doador. Após o pagamento, a Captação emitirá um comprovante da doação para o fundo escolhido e um recibo, que deverá ser anexado na próxima declaração do imposto de renda.

Contato Captação de Recursos: (17) 3201-5189