Candidatos da região foram bem votados, mas não foram eleitos

Valdomiro Lopes teve quase o dobro de votos em relação ao candidato eleito em último lugar para a vaga de Deputado Federal, mas não conseguiu entrar devido ao quociente partidário

publicidade

 

Muitos candidatos ao cargo de Deputado Federal do estado de São Paulo que são conhecidos em nossa região foram bem votados durante as eleições, porém ficaram de fora da Câmara por conta do quociente eleitoral, método de sistema proporcional de votos pelo qual se distribuem as cadeiras.

Ao todo, foram 70 eleitos pelo estado de São Paulo, na disputa tinham 1479 candidatos em situação legal de disputa, desses 55 foram mais bem votados do que o último elegido para preencher a vaga.

O vice-prefeito de Rio Preto, Dr. Eleuses (PSD) Paiva recebeu 81.160 votos (0,38%), quase 50 mil votos a mais que o último colocado eleito: Guiga Peixoto (PSL) recebeu 31.718 votos, mas foi puxado pelo partido, o mesmo do candidato à presidência Jair Bolsonaro, que formará a partir de 2019 a segunda maior bancada da Câmara, atrás apenas do PT.

O ex-prefeito de Rio Preto Valdomiro Lopes (PSB) teve 60.145 votos total, mas também ficou de fora, desses 1.560 (5,88%) foram de eleitores de Mirassol.

Valdomiro Lopes (Imagem: divulgação)

 

Candidatos de Mirassol 

O ex-vereador Donegá Neto (PRB) foi o candidato de Mirassol que mais recebeu votos, foram 5.281 no total, desses 4.472 foram computados aqui, o que representa 16,84% dos votos válidos do município. João Carlos Navarrete Lopez (REDE) recebeu 3.263 votos, sendo 2.064 (7,77%) de Mirassol.

Confira os candidatos a Deputado Federal que foram eleitos em São Paulo:

Imagem: reprodução/ Justiça Eleitoral/Divulgaeleiç