Na manhã desta quarta-feira, 18 de novembro, uma carreta bitrem teve dificuldades para atravessar uma passagem de nível em Mirassol e acabou ficando “enroscada” em cima da ferrovia. O veículo bloqueou o trânsito do local, além de ter parado o próprio trem, que ficou impedido de passar.

Segundo relato de munícipes que moram próximo a passagem, que faz ligação entre o Centro e o bairro Santa Casa, o incidente aconteceu por volta das 9h. A carreta estava vindo do sentido do cemitério, quando tentou atravessar o cruzamento com a linha e ficou presa nas muretas de concreto que foram colocadas pela RUMO e que dividem a rua em duas faixas.

Além da passagem da Santa Casa, as passagens em nível do Centro e da Vila Maria também ficaram bloqueadas, já que o trem passava pela cidade no instante do incidente e precisou esperar a carreta sair do cruzamento. Graças as tecnologias de GPS dos trens que evitaram uma colisão, o incidente não foi mais grave.

Segundo o morador Valdecir Gerotto, que acompanhou a situação de perto, a população local se reuniu para retirar os obstáculos de concreto do caminho e assim a carreta conseguiu se desenroscar. Gerotto alerta que as muretas de concreto já foram recolocadas no local e que os motoristas fiquem atentos. “Ao meu ver o caso aconteceu por falta de sinalização na rua indicando os obstáculos” – disse.

Questionada sobre a sinalização e responsabilidade pelo local, a Prefeitura informou ao Mirassol Conectada que o local está devidamente sinalizado e confirmou que as muretas de concretos já foram recolocadas.

A Prefeitura esclareceu também que não há impedimento para a passagem de veículos pesados no local e que a colocação dessas placas dividindo a via é uma exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). A sinalização e colocação das placas é de responsabilidade da Rumo, já que o local se trata de uma faixa de domínio da empresa.

Apesar do incidente, o trânsito no local já foi normalizado.

Fotos:

Moradores se reuniram para retirar os obstáculos e liberar a passagem do caminhão (Foto: Divulgação/Valdecir Gerotto)
Carreta bloqueou passagem do trem em Mirassol (Foto: Divulgação/Valdecir Gerotto)