Cia. Divina Luz realiza “Folia de Reis” e distribui marmitex nesta quarta-feira

Igrejinha de Santos Reis (Foto: Valdecir Gerotto/arquivo)
publicidade

 

Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, é celebrado o “Dia de Santos Reis”, uma festividade de origem portuguesa que se tornou tradição em vários cantos do Brasil. Em Mirassol, a celebração cristã é realizada pela Cia. Divina Luz, em comemoração à visita dos três reis magos ao menino Jesus. Devido à pandemia, neste ano o evento será transmitido online, a partir das 18 horas, para que os fiéis e curiosos possam acompanhar.

Antes da folia, é tradição a realização de um almoço para a população, como forma de retribuição às bênçãos concedidas. Neste ano, as refeições serão distribuídas em marmitex, para evitar a propagação do novo coronavírus, a partir das 11 horas, na igrejinha de Santo Reis, localizada na rua Santa Luzia (atrás do recinto Leopoldo Gotardi) até às 15 horas. É obrigatório o uso de máscara e o consumo no local está proibido.

 

“Devido à pandemia, a gente teve que  se adequar aos tempos que estamos passando, mais com fé em Santos Reis que no ano que vem tudo volta ao normal e nós voltamos fazer nossas festividades como nos outros anos”, explica Claudemir dos Reis Nogueira, fundador da companhia.

A chegada dos reis magos é narrada na bíblia e de muita importância para os católicos devotos. Em Mirassol, a festividade começou a ser realizada em 1948 por Geraldo Nogueira (Cigano) e seu pai Aníbal Nogueira, após uma promessa realizada. Após isso, ambos fundaram na cidade a companhia “Esplendor Dourado”. Em 2021 faz 73 anos que a festividade é realizada no município, quem assumiu a missão de continuar a tradição foi Claudemir dos Reis Nogueira, neto de seu Geraldo e bisneto de Ânibal, que fundou a Cia. Divina Luz para dar continuidade aos trabalhos.

Geraldo Nogueira (Cigano), foi quem trouxe a tradição para Mirassol (Foto: Valdecir Gerotto)

 

“Em 6 de janeiro de 1948 foi o começo de uma linda história , ao ver meu bisavô Aníbal Nogueira muito doente meu tio Valdemar Nogueira e meu avô Geraldo Nogueira fizeram uma promessa pra Santos Reis que se meu bisavô fosse curado a festa seria realizada enquanto ele tivesse vida e assim vem passando de geração em geração. Hoje, aos 94 anos de vida do meu avô, vendo seu cansaço, assumi essa missão de realizar a festa e não deixar ter fim essa tradição de família que completa 73 anos”, conta Claudemir dos Reis Nogueira.

 

Folia de Reis acontece tradicionalmente todos os anos em Mirassol (Foto: Valdecir Gerotto/arquivo)