Consema e Rumo apresentam relatório sobre contorno ferroviário na região

Estiveram presentes o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, o prefeito de Mirassol, Edson Ermenegildo, o deputado estadual Sebastião Santos e outras autoridades (Foto: Assessoria de Imprensa da CMM)
publicidade

A Câmara de Mirassol sediou na última semana, no dia 02, uma audiência pública para discutir o contorno ferroviário de São José do Rio Preto. Autoridades locais e da região estiveram presentes para acompanhar a apresentação das conclusões a respeito dos possíveis impactos ambientais e sociais.

A audiência foi organizada e conduzida por membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que apresentaram o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) com as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Contorno Ferroviário de São José do Rio Preto. O projeto está sob responsabilidade da RUMO Malha Paulista S.A.

Estiveram presentes o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, o prefeito de Mirassol, Edson Ermenegildo, o deputado estadual Sebastião Santos, o presidente da Câmara de Mirassol, Caco Navarrete, e os vereadores Cida Dias, Daniel Sotto e Vanderlei Pinatto. A audiência foi gravada e o vídeo está disponível no Youtube da Câmara. Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jsk0fmlll_k

O contorno

O trecho previsto será de quase 52 quilômetros de extensão. A rota passa pelas cidades de Cedral, Bady Bassitti, Nova Aliança, São José do Rio Preto e Mirassol, além do distrito de Engenheiro Schmitt.

Com o deslocamento da malha ferroviária para fora dos centros urbanos espera-se a redução de conflitos urbanos, como paralisações no trânsito, e riscos gerais, como acidentes com veículos, pedestres e descarrilamento.