Ícone do site Mirassol Conectada

CPFL Paulista faz alerta sobre riscos com a rede elétrica durante podas de árvores

Imagem: Canva/reprodução

Podas de árvores são necessárias, devem ser realizadas periodicamente – sempre por profissionais habilitados a executar tais atividades. Durante todo o ano o assunto recebe atenção especial da CPFL Paulista, por meio do “Guardião da Vida”, programa permanente do Grupo CPFL que busca conscientizar a população para evitar acidentes.

Quando realizadas próximas à redes elétricas, exigem que medidas importantes sejam seguidas à risca. Do contrário, além de prejudicar o fornecimento de energia – o que pode afetar hospitais, casas e comércios, colocam em risco a vida de quem executa e daqueles que estão ao redor. Entre os principais perigos estão os de choques elétricos.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), as podas foram responsáveis por oito mortes, por choque elétrico, em 2022, em todo o território nacional.

O Grupo CPFL Energia também realizou um levantamento recente sobre registros de acidentes com a rede elétrica que ocorreram durante manejo de vegetações em toda a área atendida por suas distribuidoras – CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE. Entre janeiro e setembro deste ano, foram computadas quatro ocorrências, sendo duas delas com vítimas fatais. O número é o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando ocorreram dois acidentes, ambos fatais.

“É fundamental que campanhas de conscientização, como as realizadas pela CPFL Paulista, sigam alertando a população dos perigos envolvendo podas de árvores e a rede elétrica”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.  “Por meio do “Guardião da Vida” queremos educar as pessoas sobre os cuidados necessários para que o plantio, podas e cortes de árvores respeitem sempre uma distância segura da rede elétrica. Além disso, também trabalhamos em concordância com as secretarias municipais de meio ambiente das cidades que fazem parte da nossa área de concessão, realizando podas emergenciais de livramento de rede”, explica Lopes.

Além dos acidentes, serviços de podas mal executados podem provocar danos ao sistema elétrico dos municípios. As consequências mais comuns são curtos-circuitos, interrupções no fornecimento, desligamento da iluminação pública e comprometimento de sistemas de segurança.

Orientações para uma poda segura

Caso a população tome conhecimento de alguma árvore que esteja em contato com a rede elétrica, as pessoas devem procurar a companhia para que a poda seja realizada de maneira segura e por profissionais especializados. Os pedidos podem ser feitos por meio dos canais de atendimento: site www.cpfl.com.br, app ‘CPFL Energia’ ou 0800 010 1010 (ligação gratuita).

Cabe ressaltar que a responsabilidade pelas ações de podas de árvores é das Prefeituras Municipais e que a distribuidora atua somente em casos em que há riscos iminentes de acidentes com a população ou ao fornecimento de energia. Durante a realização dos serviços, equipes da companhia seguem critérios técnicos para afastar os galhos da rede elétrica e evitar agressões desnecessárias às árvores.

Abaixo, algumas dicas de segurança da CPFL Paulista:

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia atua no setor elétrico nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. O Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês. Em 2022 a companhia completou 110 anos mostrando que está pronta para os desafios do futuro.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Sair da versão mobile