Ícone do site Mirassol Conectada

Curso de contabilidade cria Núcleo para desenvolver pesquisas, orientações e palestras em Mirassol

 

Turma de contabilidade – 2º semestre (Foto: Juliana Elias/MC)

Nem sempre, com a correria do dia a dia é possível pesquisar por melhores preços e ofertas, principalmente quando se trata de itens básicos como os encontrados em supermercados ou combustíveis. Com isso, muitas vezes acabamos pagando alguns centavos a mais aqui e outros ali, que acabam fazendo a diferença no orçamento mensal.

Sabendo dessa necessidade e com o intuito de aplicar na prática o aprendizado das aulas, os estudantes do curso Técnico em Contabilidade, da ETEC “Profº Matheus Leite de Abreu” – Mirassol, vão desenvolver pesquisas de preços mensalmente nos principais supermercados da cidade. Os itens analisados serão os que compõem uma cesta básica. Os estudantes também vão levantar mensalmente o valor dos combustíveis em postos de Mirassol.

Toda a pesquisa será divulgada mês a mês em parceria com o Mirassol Conectada. O Projeto está sendo desenvolvido pelo “Núcleo de Práticas Contábeis” – NPC, criado no início do ano pelo professor e Coordenador do curso Celso de Carvalho, juntamente com os estudantes do segundo semestre do curso.

Turma do curso técnico em contabilidade (Foto: Juliana Elias/MC)

 

O professor explica que o NPC funciona como uma espécie de empresa Júnior, onde os estudantes têm a possibilidade de aplicar na prática todo aprendizado adquirido em sala de aula. As atividades desenvolvidas pelo núcleo são extracurriculares e assim como em um negócio, eles precisam se organizar, dividir tarefas e participar das reuniões.

“O Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) da Etec Matheus Leite de Abreu é de fundamental importância para o aprendizado acadêmico, pois, além de representar a união dos conhecimentos práticos e teóricos dos integrantes acadêmicos, é mais um meio de integração da instituição com a comunidade no cumprimento de seu papel social, na perspectiva do desenvolvimento de uma economia local e regional”, explica o professor.

Se é de extrema importância aos estudantes também é para a população, que será beneficiada com atendimentos, orientações e palestras relacionadas a economia, finanças, contabilidade e negócios. O projeto também vai promover cursos, o primeiro deles é sobre Imposto de Renda e será aberto ao público em geral. O dia e o horário serão divulgados em breve. Outro curso previsto é o “SuperMEI”, voltado para orientar microempreendedores.

Celso explica que o curso técnico em contabilidade tem duração de um ano e seis meses, são três módulos. No primeiro, são desenvolvidas as atividades introdutórias à área, já  segundo se inicia as atividades extracurriculares desenvolvidas pelo NPC e no último os mesmos se preparam para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A equipe do Mirassol Conectada foi até a ETEC conhecer de perto o projeto e conversar com os alunos sobre a experiência. Confira:

Estudantes Aline, Camila, Luana e Eduardo (Foto: Juliana Elias/MC)

Aline, 28 anos, é responsável pela pesquisa em campo e pelo registro das reuniões

“Antes, só tínhamos aulas teóricas, agora com o núcleo temos reunião toda quarta-feira, para discutirmos sobre a pesquisa e cursos Extra curriculares”.

Eduardo, 39 anos, é responsável por desenvolver as tabulações dos dados levantados

“Inicialmente o professor apresentou pra gente o Núcleo de Práticas contábeis, gostamos muito porque se aproxima da prática e a pesquisa também, a gente tá apreendendo a lidar com esses dados”.

Camila, 18 anos, é responsável pela pesquisa em campo

Sobre as pesquisas: “É difícil, eu e a Luana (parceira de pesquisa) demos sorte e ficarmos responsáveis por um mercado bem organizado, onde os produtos ficam agrupados. Porém nos deparamos, por exemplo, com determinado produto que um dia estava em promoção e no outro, já sem a promoção, continuava com o mesmo preço anunciado”.

Luana, 27 anos, é responsável pela pesquisa em campo

“Muitos produtos não tem o valor disponível e o cliente precisa recorrer a máquina para consulta. Outra coisa é que os proprietários dos supermercados não gostam das pesquisas. Um dos estudantes foi ao supermercado para fazer o levantamento e no outro dia voltou para uma compra normal e o proprietário ficou encarando. A parte interessante é que a gente leva isso pra casa também, acompanhamos o valor de tudo”

Sair da versão mobile