Deputados votam parecer que pede arquivamento de nova denúncia contra Temer

publicidade

O relatório do deputado Bonifácio Andrada (PSDB) que propõe a rejeição da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), ambos do PMDB, deve ser votado nesta quarta-feira (25) pelo plenário, em Brasília. Temer é acusado pela Procuradoria Geral da República pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. Os ministros, por organização criminosa. De acordo com a denúncia, eles teriam recebido 587 milhões de reais em propinas através da Petrobras e Furnas. Em nota, o Palácio do Planalto nega as acusações.

Mesmo com o parecer de Andrada já aprovado pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última quarta-feira (18), cabe aos deputados a decisão de autorizar ou não a abertura de processo no Supremo Tribunal Federal contra a presidência, de acordo com a Constituição.

Desde a última semana, Temer tem oferecido jantares para aliados e deputados no Palácio da Alvorada, com o objetivo de articular o desfecho da segunda denúncia contra seu governo. São necessários 172 votos para o arquivamento. Na primeira denúncia, Temer obteve 263 votos a seu favor.

De acordo com a oposição, a votação acontece no mesmo período em que o congresso vota leis importantes que mexem diretamente com questões como a flexibilização de leis sobre trabalho escravo e  desmatamento, agradando a bancada ruralista.

É a segunda denúncia contra Temer (Reprodução: Internet)