O Hospital de Base de São José do Rio Preto divulgou nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, um vídeo em que o Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme – complexo que engloba o HB – faz um alerta à população sobre o aumento na ocupação de leitos de UTI para Covid-19. O profissional afirma que a previsão é de que a situação piore nos próximos dias, não só na instituição, mas em toda região.

Atualmente, o Hospital de Base conta com 133 leitos exclusivos para pacientes diagnosticados com o vírus na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desses 124 estão ocupados, ou seja, 93% do total. Segundo o diretor, os hospitais privados da cidade e as Santas Casas da região a ocupação gira em torno de 80 e 90%, sem chance de aumento no número de leitos, principalmente porque outras doenças continuam acontecendo.

Dr. Jorge Fares alerta para o que está acontecendo em outros estados e pede a colaboração da população para que a região não entre em colapso, já que outras cidades vizinhas, como Mirassol, dependem do atendimento do hospital. Ele afirma que a regional de saúde possui mais leitos do que muitos estados do país, porem esses leitos estão saturando.

“Grande parte da população está preocupada, está tomando as medidas corretas, mas tem um percentual, infelizmente aqueles que ainda continuam sem acreditar, que não estão fazendo as coisas corretas. Tem 20, 30% que estão andando sem máscara, que estão fazendo aglomerações, fazendo festas, mesmo que sejam reuniões familiares de aniversário, parando em grupos para comer no trabalho e isso é muito importante que deixe de ser feito, é fundamental para que a doença pare de transmitir. E essa população que tem que ter ciência da gravidade da situação”, explica o profissional.

Confira o vídeo completo: