Fenômeno nacional nas últimas décadas, o crescimento da frota de veículos de Mirassol foi de 64% nesses últimos 10 anos, segundo dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Em dezembro de 2010 o município possuía uma frota de 28.519 veículos, enquanto em dezembro de 2020 registrou 46.760. Entram nessa lista os carros, caminhonetes, caminhões, motos, tratores, ônibus, entre outros.

Quando comparado com 20 anos atrás, a frota teve um aumento muito maior, mais do que triplicando o total, que em 2001 era de 14.809 veículos. O aumento acelerado da frota torna evidente diversos problemas manifestados na cidade nos últimos anos, como congestionamentos mais frequentes em diversos cruzamentos, principalmente nas entradas, avenidas, centro e nos cruzamentos em nível na linha férrea. De acordo com dados do Infosiga, a cidade também registra sucessivos aumentos no número de ocorrências por acidente de trânsito. 

Nesse mesmo período de 20 anos não aconteceram grandes obras de mobilidade na cidade, que é fatiada de ponta a ponta pela rodovia Whashington Luís (SP-310) e a ferrovia. Recentemente foi reformado um viaduto sobre a linha de trem e um novo trevo de acesso pela Washington está sendo construído próximo ao bairro Vale do Sol.

Dos 46,7 mil veículos da frota, quase 25 mil correspondem aos carros. A cidade também conta com 1.391 caminhões, 3.839 caminhonetes, 9.863 motocicletas, 110 ônibus, entre outros.

Cruzamento com a linha férrea na região central de Mirassol (Foto: Leandro Seles)