Governo de SP apresenta proposta da Região Metropolitana de Rio Preto

A Região Metropolitana de Rio Preto será a 7ª do Estado de São Paulo e deve ser concretizada até o início do segundo semestre quando será votada pelos deputados estaduais na Assembleia

A nova organização territorial regional do estado é um dos principais projetos da Secretaria de Desenvolvimento Regional para o ano de 2021 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)
publicidade

O vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi estiveram em Rio Preto no último sábado (27) para participar de Audiência Pública na Câmara dos Vereadores para apresentação da proposta do Governo do Estado de criar a Região Metropolitana de Rio Preto.

A nova organização territorial regional do estado é um dos principais projetos da Secretaria de Desenvolvimento Regional para o ano de 2021. O prefeito de Mirassol, Edson Antônio Ermenegildo, esteve presente no encontro e afirma ser a favor da criação da Região Metropolitana, o que ajudaria a agilizar a execução de projetos em favor do desenvolvimentos dos municípios da região.

“A compreensão da região metropolitana permite a execução de ações conjuntas entre legisladores municipais para questões de saúde (vacinação, epidemias), educação (demanda por alunos / séries), transporte (integração, mobilidade), econômicas (arrecadação de impostos, geração de renda) e violência urbana (índices de criminalidade). Também vai agilizar a execução de projetos de desenvolvimento da nossa região”, disse o prefeito.

O maior passo para tirar esse sonho antigo do papel já foi dado. A Fundação SEAD fez o estudo técnico de viabilidade e comprovou que a região tem indicadores muito positivos e grande potencial para a criação da Região Metropolitana de Rio Preto, a 7ª do Estado de São Paulo, que, de acordo com Vinholi, deverá ser concretizada até o início do segundo semestre quando será votada pelos deputados estaduais na Assembleia. O secretário Marco Vinholi explicou aos prefeitos e vereadores presentes na Audiência Pública os benefícios da criação da Região Metropolitana, que pela proposta, vai reunir 35 municípios da região.

“A Audiência Pública foi mais uma etapa para a consolidação da criação da Região Metropolitana de Rio Preto, um sonho que já dura mais de 25 anos”, afirmou o vice-governador Rodrigo Garcia que também explicou que após o projeto concluído, o governador João Dória vai enviar para apreciação e votação no plenário da Assembleia Legislativa.