Hospital de Base Rio Preto (foto: divulgação)

 

O Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do Hospital de Base de Rio Preto irá participar, junto com outras instituições, de um estudo internacional para comprovar a eficácia e segurança de uma potencial vacina, que recebeu o nome de Ad26.COV2.S, para prevenção da covid-19.

A participação neste estudo, conduzido pela Janssen (a divisão farmacêutica da Johnson-Johnson), foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto), instituição universitária integrada ao Hospital de Base de Rio Preto.

O estudo, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), utiliza uma vacina baseada em vetor adenovírus.

De acordo com informações do site Ensemble study, poderão se voluntariar para participar dos testes pessoas com 18 anos ou mais, que estiverem em boa ou estável saúde (você pode ter condições médicas subjacentes, se seus sintomas e sinais estiverem estáveis e bem controlados). Clique aqui para saber mais.

O Centro Integrado de Pesquisa do Hospital de Base irá informar, em breve, como os candidatos a voluntário poderão se inscrever para participar do estudo em nossa região.

Mais informações

 

O objetivo deste estudo de pesquisa clínica é determinar a eficácia (se funciona) e a segurança de uma vacina investigativa para a prevenção do COVID-19. Esta vacina investigativa está sendo avaliada em pessoas com 18 anos ou mais.

Pesquisas mostraram que certas doenças e medicamentos podem impactar as pessoas de forma diferente com base em sua idade, sexo e origem genética, incluindo raça e etnia. Por exemplo, o COVID-19 tem impactado desproporcionalmente tanto as pessoas mais velhas quanto as populações minoritárias. Portanto, estudos de pesquisa clínica muitas vezes requerem um grande e diversificado número de voluntários para participar de um único estudo, às vezes milhares são necessários para obter informações confiáveis. Isso ajuda a garantir que medicamentos e vacinas sejam geralmente seguros e funcionem para vários tipos de pessoas, especialmente aquelas mais impactadas pela doença ou doença.