Foto: PMM

 

A Prefeitura de Mirassol, por meio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, está inserida no Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais que até o dia 19 deste mês (um domingo) oferece uma programação totalmente on-line e gratuita com mais de mil artistas e 250 atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo. Ao todo são 157 cidades do estado de São Paulo, sendo que na região além de Mirassol e Rio Preto, participam Jales, Santa Fé do Sul e Votuporanga.

Em sua 12ª edição, O Circuito Sesc de Artes conta com a participação de profissionais, instituições, grupos, coletivos e artistas que atuam nacionalmente, muitos deles nascidos nos municípios paulistas, que incluem nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Reynaldo Gianecchini, Maria Gadú, Kamau, Daniel Munduruku, Renato Teixeira, Marcia Kambeba, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Roberta Estrela D’Alva, Marcelo D’Salete, Conceição Evaristo, Renato Janine Ribeiro, Siba e Museu Casa de Portinari, entre outros.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais e tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes.

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda explica que “o CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 – PRAÇAS DIGITAIS se baseia numa ampla articulação entre a instituição, empresas, as municipalidades e entidades empresariais.” Miranda afirma que “esta edição, virtual, integra e conecta diferentes públicos e protagonistas locais das 157 cidades do Estado de São Paulo que, junto à programação artística on-line, são contemplados por ações formativas no campo da gestão e da mediação cultural, além de ações solidárias do programa Mesa Brasil Sesc São Paulo.”

Conteúdo para gestores
A programação do Circuito Sesc de Artes 2021 contará ainda com um ciclo de sensibilização para professores que será
realizado no mês de outubro. Serão três encontros em ambiente digital, com reflexões teóricas e proposições práticas sobre estratégias de aplicações da arte e da cultura como meios de socialização, com o intuito de pensar novas formas de reocupar a escola a partir do contexto atual. A ação voltada aos professores das redes públicas e particulares de ensino de todas as cidades do estado de São Paulo, será transmitida nos canais do Sesc São Paulo.

Programação local
Com uma programação dividida em nove eixos temáticos e que aborda várias linguagens artísticas, o CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 – PRAÇAS DIGITAIS apresenta artistas, grupos, coletivos e companhias de longas trajetórias.

Na região, artistas como Jhenifer Silva (Mirassol), Renato Mazzini (Santa Fé do Sul), Rupert Azevêdo (Votuporanga), Karen Rodrigues e Letícia Lampert (Jales), se apresentam com seus trabalhos que tocam áreas como literatura, dança, circo, música, artes cênicas e artes visuais.

As inscrições para cursos, oficinas e workshops já estão abertas. Toda a programação e orientação para inscrições do  CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 – PRAÇAS DIGITAIS fica disponível no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes (para as residências artísticas de teatro, música, dança, circo e literatura, as inscrições serão feitas por meio de formulário específico no próprio site do evento).

RÁDIO 60+

Com Silvia Morello
Dias 10, 13, 15, e 17/09, sexta, segunda, quarta e sexta, às 15h

Rádio ou podcast? Hoje, os formatos quase se confundem – e ambos servem para contar uma boa história, produzir reportagens, falar a respeito de música ou papear sobre o dia a dia. Em uma oficina via Zoom, voltada a participantes com mais de 60 anos, a radialista Silvia Morello conduz conversas sobre as memórias afetivas do rádio e orienta a gravação de um minipodcast com quadros e vinhetas.

Duração: 90 minutos. A partir de 60 anos. Grátis.

Inscrições: sescsp.org.br/inscricoes

Atividade realizada via plataforma Zoom. Inscrições a partir de 02/09, às 15h. Vagas limitadas.

FLUXOS CIRCUITO

Com Brígida Campbell

Dia 08/09, quarta, às 16h30

Toda forma de arte é um instrumento poderoso para sensibilizar as pessoas – e também as cidades. Neste encontro via Zoom, a artista Brígida Campbell vai falar sobre experiências artísticas que se praticam em ruas, praças e outros espaços, destacando a importância desse encontro com o público no dia a dia. Também abordará as possibilidades que existem de criação, bem como a difusão de novos artistas.

Inscrições: sescsp.org.br/inscricoes

Atividade realizada via plataforma Zoom. Inscrições a partir de 02/09, às 15h. Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

 

HISTÓRIAS PARA CURUMINS

Com Cristino Wapichana, Márcia Kambeba e Daniel Munduruku

Dias 10, 12, 14, 16 e 19/09, sexta, domingo, terça, quinta e domingo, às 13h

Todo mundo gosta de uma boa história! Cristino Wapichana, Márcia Kambeba e Daniel Munduruku, autores de origem indígena, foram acostumados a ouvi-las desde que eram crianças – ou melhor, curumins. Agora, em uma atividade inédita que reúne vídeos gravados pelos três, eles narram as histórias de bicho e de gente que gostavam de escutar ainda pequenos.

Atividade com legendas.

Facebook e youtube. Livre. Grátis.

FOTOCOLAGEM

Com Letícia Lampert, Edson Medeiros,  Gerotto Ggone Bergamo, Lucas Gatto e Rafael Guillen

Dias 11 e 16/09, sábado e quinta, às 14h

As paisagens urbanas e naturais de cidades do noroeste paulista, registradas por fotógrafos da região – Edson Medeiros, Gerotto, GGone Bergamo, Lucas Gatto e Rafael Guillen –, se transformam e são ressignificadas nessa série de Letícia Lampert realizada a partir da técnica da colagem, formando novas composições e criando novos olhares para o interior. Os trabalhos serão exibidos pelo Instagram e pelo Facebook do Sesc Rio Preto e também serão disponibilizados para download na página da Unidade no portal do Sesc São Paulo.

Instagram e facebook. Livre. Grátis.

 

FICÇÕES DAS COISAS DOS LUGARES

Com Jhenifer Silva, Karen Rodrigues, Lívia Maria, Renato Mazzini e Rupert Azevêdo

Dias 10, 12, 13, 16 e 18/09, sexta, domingo, segunda, quinta e sábado, às 14h.

Os escritores Jhenifer Silva, Karen Rodrigues, Renato Mazzini e Rupert Azevêdo, de Mirassol, Jales, Santa Fé do Sul e Votuporanga, são os convidados desta série de podcasts gravados que apresentam histórias originais, narradas por eles, mostrando a cultura e os aspectos regionais do noroeste paulista. Cada um produziu um dos episódios, feitos especialmente para viajar por essas paisagens.

Atividade com legenda. Youtube e facebook. 12 anos. Grátis.

QUANDO O TEATRO ENCONTRA A CIDADE

Com Francis Wilker.

Dias 14, 16 e 17/09, terça, quinta e sexta, às 19h30.

Conduzida pelo diretor teatral Francis Wilker, esta oficina transmitida ao vivo vai abordar as possibilidades criativas do encontro entre cena e cidade. As aulas partem de três eixos conceituais: história e memória dos espaços, corpo-cidade e possibilidades de encenação no espaço urbano. Os participantes serão instigados a refletir sobre perspectivas poéticas, procedimentos de criação e potências dramatúrgicas em projetos artísticos.

Inscrições : sescsp.org.br/inscricoes

Atividade realizada via plataforma Zoom. Vagas limitadas. 16 anos. Grátis.

 

REVOADA

Com Vanessa Cornélio e Eddy Angoleiro

Dia 11/09, sábado, às 16h.

Nesta performance inédita, o contramestre Eddy Angoleiro e a performer Vanessa Cornélio buscam mostrar toda a força da Capoeira Angola, enaltecendo essa forma poderosa de dança e luta. A linguagem performática da apresentação realça a expressão corporal regida pelos toques percussivos do berimbau, trazendo à tona aspectos importantes da capoeira, como a ginga e a ancestralidade.

Youtube e facebook. Duração: 5 minutos. Livre. Grátis.

NOVA VIOLA: MÚSICA, TERRITÓRIO E ANCESTRALIDADE NO NOROESTE PAULISTA

Com Fabiola Beni e Fabius Du Viola.

Dia 15/09, quarta, às 17h

Neste bate-papo virtual, regado a muita música, os violeiros Fabiola Beni, Fabius e Du Viola, todos nascidos em cidades do noroeste paulista, conversam sobre o cancioneiro caipira e outras paixões que têm em comum. Também falam sobre seus próprios caminhos autorais, que costumam evocar sonoridades e costumes dessa região do estado de São Paulo.

Youtube e facebook. Duração: 30 minutos. Livre. Grátis.

 

ARTICULAÇÕES CULTURAIS DO INTERIOR

Com Carol Drudi, Julia Caputi e Martis Mc.

Dia 15/09, quarta, às 15h.

Julia Caputi é jornalista, escritora, produtora e DJ. Martis MC, professor, músico, compositor, produtor, rapper e escritor. Carol Drudi, por fim, atua em projetos que defendem maior conquista de espaço para os artistas na sociedade e a democratização do acesso à arte. Juntos, os três falam da produção cultural do noroeste paulista e debatem as articulações e espaços criados para a apresentação e a difusão de seus artistas.

Atividade com legenda. Duração: 10 minutos. 14 anos. Grátis.

PANO SEM PONTO

Com Claudia Ferreira.

Dia 19/09, domingo, às 14h

Que tal aprender a fazer uma sacola de pano de prato e outras peças úteis, mesmo sem saber costurar? Conduzida por Claudia Ferreira, esta oficina pode ser a sua oportunidade. Dedicada a pesquisar técnicas de colagem e manuseio de tecidos, a artesã é criadora do patchglue, modalidade que permite produzir peças variadas sem utilizar linha, agulha ou máquina de costura.

Youtube e facebook. Duração: 10 minutos. 12 anos. Grátis.

 

PRETATITUDE

Com Marcio Farias e Juliana dos Santos.

Dia 16/09, quinta, às 21h

Montada pela primeira vez em 2018, no Sesc Ribeirão Preto, a exposição PretAtitude: Emergências, Insurgências e Afirmações, com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, apresenta um panorama rico e diverso sobre a produção artística afro-brasileira contemporânea. Gravado na montagem mais recente da exposição, no Sesc Rio Preto, este vídeo-passeio em três blocos de 20 minutos tem a participação de Marcio Farias e Juliana dos Santos, da equipe educativa da mostra, para apresentar as obras e seus contextos.

Youtube, instagram e facebook. Atividade com interpretação em Libras e legendas. Duração: 60 minutos. 12 anos. Grátis.

 

EUFONIA

Com Cia. dos Pés.

Dia 11/09, sábado, às 15h

Em um espetáculo recheado de música, a atriz Angélica Zignani (Cia. dos Pés) dá vida a uma cigarra, o inseto que produz o som mais alto na natureza – e todo ruído ao seu redor é capturado e transformado em fantasia. Norteada pelo surrealismo, a peça volta um olhar poético para a magia da comunicação, traçando paralelos entre a voz de uma criança, o sorriso, o choro e os gestos.

Youtube e instagram. Duração: 50 min. Livre (Indicado para a partir de 2 anos). Grátis.

Serviço:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 – PRAÇAS DIGITAIS

Até 19 de setembro. On-line | Gratuito.

Programação completa no site: sescsp.org.br/circuitosescdeartes. Compartilhe: #circuitosescdeartes.

Inscrições

Cursos, oficinas, workshops e residências artísticas –  no site do Circuito (sescsp.org.br/circuitosescdeartes).

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Mirassol com informações do SESC
Imagem: SESC/Divulgação