Diz o senso comum que se você está pensando em construir e planeja investir um determinado valor na obra você deve calcular no mínimo o dobro para saber quanto realmente vai gastar no fim das contas. Quem está passando ou já passou por isso sabe bem como são os imprevistos, porém, o que muitos não levam em conta é que é possível sim investir apenas o valor desejado sem que seja preciso quebrar muito a cabeça, basta contratar o serviço de um arquiteto.

Isabela Duarte – Arquitetura com Identidade (Foto: Juliana Elias)

 

Isabela Duarte, arquiteta e técnica em edificações, conta que as pessoas acabam tendo um pensamento equivocado de que somente quem vai construir em condomínio ou obras de luxo que precisam de um profissional da área, o que é um erro. Segundo a profissional, o arquiteto é responsável por deixar a obra com as características e a personalidade de quem está contratando. No fim das contas, também é o trabalho desempenhado por ele que irá gerar economia, já que o profissional irá trabalhar em cima do orçamento estipulado pelo cliente, sabendo os caminhos que precisam ser percorridos para que o valor não extrapole.

“Aqui no interior, na região onde a gente mora as pessoas acabam achando que arquiteto é luxo, que só quem vai construir em condomínio precisa de um. E não é assim, até um projetinho simples, se você não contratar um arquiteto, alguém que entende de projeto, aquilo vai acabar não ficando legal, então você acaba de se mudar para a casa e quer reformar, porque o banheiro ficou muito pequeno, ou então porque não gostou da posição do quarto… se isso tivesse sido pensado antes olha o dinheiro que seria economizado”, conta ela.

A profissional trabalha na área há sete anos e inaugurou seu próprio escritório em Mirassol no mês de março, a fim de atender seus clientes com conforto e tranquilidade. Localizado no centro, o espaço funciona no prédio comercial situado à rua Rui Barbosa, 2419, 2º andar, sala 4.

Escritório Isabela Duarte (Foto: Juliana Elias)

 

Isabela Duarte realiza uma triagem com cada cliente, com o objetivo de entender a necessidade de cada um. A profissional destaca que seu principal diferencial é que ela tem ampla experiência em projetos complementares, que engloba estrutura, hidráulica, elétrica, paisagismo e decoração. Ela utiliza o termo “projeto global” para exemplificar o serviço completo. A profissional lidera tanto projetos residenciais como comerciais e industriais.

“Principalmente graças ao curso técnico em edificações tenho bastante conhecimento em projetos complementares, não apenas arquitetônicos, e eu mesma já gosto de fazer o traçado. Definir onde vai passar a rede hidráulica, a iluminação dos ambientes e isso também já vai guiando para a escolha de luminária e acabamentos no geral”, explica.

Outro grande diferencial da profissional é que no valor de seu orçamento já está incluso o acompanhamento da obra em caso de construções. “Numa construção do zero se você não estiver toda semana na obra ela não vai sair igual ao seu projeto. Mesmo indo toda semana o pessoal ainda dá conta de errar alguma coisa do projeto, é muita informação. Então se você não tiver acompanhando a chance de acontecer equívocos é grande”, complementa.

 

Programa de necessidades do cliente

Construção para morar, trabalhar, vender, lucrar? 

Para que o projeto supra as necessidades de cada cliente, Isabela Duarte explica que o primeiro passo realizado quando o serviço é contratado é o “Programa de Necessidades do Cliente”. Durante essa fase, a profissional irá conhecer e entender o que cada pessoa que está buscando por seus serviços precisa, para só então iniciar o trabalho. Esta etapa é fundamental para que a obra executada tenha uma longa vida útil antes de precisar passar por algum tipo de mudança ou reforma. É ela também que vai garantir que o orçamento não extrapole, fazendo com que o contratante abandone a obra pela metade como acontece em muitas situações.

“Tem cliente que às vezes chega e fala “eu quero uma casa com três quartos, três banheiros. É neste momento que eu falo: “vamos conversar, você precisa desses três quartos?” Aí acabo descobrindo que a pessoa não precisa de três quartos, ela precisa de dois quartos e um escritório, por exemplo, para fazer home office. “Ah, mas o quarto não é um escritório?”, sim em alguns casos é possível transformar, mas já que estamos projetando do zero então vamos projetar já um ambiente adequado”, exemplifica Isabela.

Outra questão levada em conta pela profissional é a finalidade que o contratante está construindo. Segundo ela, casas para moradias, para locações ou para venda têm que ser projetadas levando diferentes fatores em consideração. Uma casa para venda, por exemplo, precisa ser flexível para que o cliente tenha a capacidade de alterar o imóvel de acordo com a necessidade dele. Porém ainda assim é preciso incluir um diferencial na obra, para que ela desperte no interessado o desejo de comprar aquele imóvel e não outro.

“Casa para vender a pessoa faz visando lucro, então dependendo do projeto que for feito vai ficar muito caro e às vezes a pessoa abandona a construção no meio, porque extrapola a previsão de gasto que ela tinha. Com o projeto de arquitetura a gente
consegue ter todo esse controle de gasto, realizando uma construção objetiva”, fala. Já
em moradias para a família são levadas em conta a rotina dos moradores, para que o
ambiente seja construído suprindo as necessidades de cada um.

Foto: Bianca Tabajara

 

Depoimentos de clientes:

Robson Holanda da Silveira e Bianca Tabajara

“A gente contratou a Isabela para fazer a planta da nossa casa, eu já tinha uma ideia mais ou menos na minha cabeça de como eu queria e ela me ajudou a inovar. Gostei muito do trabalho dela, a fachada da casa eu acho que ficou perfeita! Ela também fez o 3D da casa de como ficaria por fora e por dentro, incluindo as tonalidades de cores do piso que a gente queria, incluiu armário embutido. Para falar a verdade não pecou em nada, eu voltaria fácil a fazer outra casa com ela, outro empreendimento e também indico o serviço.”

 

Naftaly Aspiazu Penaranda dos Santos, construtor

“Eu conheci a arquiteta Isabela através de uma casa que estava com uma placa com telefone dela, entrei em contato com ela pra tentarmos fechar a planta da minha casa. Quando nos conhecemos gostei do profissionalismo dela, pela atenção e informações e confiança que nos passou. Em todo momento sempre nos passou uma confiança de quem sabe fazer muito bem seu serviço e com isso contratamos ela pra fazer todo o projeto de casa. Eu só tenho a agradecer a Isabela pelo excelente trabalho realizado, pude ver também que ela é muito esforçada e comprometida, visitou a obra em todo decorrer da execução. Com isso indico ela com maior prazer às pessoas. ”

Projeto de Interiores é complemento, mas é primordial

Foto: Isabela Duarte Arquitetura

 

Além de construções, outro serviço oferecido pela arquiteta é o de consultoria de “Arquitetura de Interiores”, que engloba escolha de pisos, revestimentos, acabamentos, cores das paredes, escolha de luminárias e também a parte de decoração.

“Interiores é complemento, mas não adianta nada fazer um projeto lindo e maravilhoso, onde a casa fica linda e o piso não tem nada a ver com a cor da parede, da luminária, então eu presto também a consultoria de arquitetura de interiores. A decoração é um nicho dentro desde segmento, ela pega por exemplo cortina, roupa de cama, coisa mais básica. Já a arquitetura de interiores engloba tudo isso: piso, revestimento, escolha de acabamentos e etc.”, explica.

 

Foto: Isabela Duarte Arquitetura

 

Resumindo: contratar um arquiteto é evitar dor de cabeça, é preciso saber diferenciar o que é gasto e o que é investimento. Parece óbvio que um profissional que está na área e que desempenha esse trabalho diariamente vai saber percorrer o caminho mais curto para um resultado mais otimizado no final, mas muita gente ainda não leva isso em consideração. Está na hora de mudar essa mentalidade para que o ditado que diz que quem está pensando em construir sempre vai gastar mais do que o previsto caia de uma vez!

O escritório da arquiteta Isabela Duarte funciona no prédio comercial situado à rua Rui Barbosa, 2419, 2º andar, sala 4, no centro (em frente à sorveteria Dio Madona), em Mirassol. Para agendar uma reunião e solicitar um orçamento entre em contato pelo telefone (17) ou pelo Whatsapp (17) 99625-5749.

Clique aqui e siga  Isabela Duarte Arquitetura no Instagram

Clique aqui e siga a página Isabela Duarte Arquitetura no Facebook

 

Escritório fica localizado na galeria comercial da rua Rui Barbosa (em frente a sorveteria Dio Madona)

 

Serviço:

Arquiteta Isabela Duarte – Arquitetura com Identidade

Onde fica: rua Rui Barbosa, 2419, no centro, em Mirassol – 2º andar, sala 4

Contato: (17) 99625-5749.