Justiça eleitoral exige remoção de vídeo falso contra candidato a prefeito Ricci Júnior

A decisão estabelece multa diária de R$2 mil em caso de descumprimento para toda pessoa que compartilhar o conteúdo fake

José Ricci Júnior é candidato a prefeito de Mirassol pelo PDT (foto: Natália Campanholo)
publicidade

 

A justiça eleitoral de Mirassol autorizou na última segunda-feira, 5 de agosto, a derrubada do vídeo falso contra o candidato a Prefeito Júnior Ricci (PDT) e sua vice, professora Valéria (PDT). A decisão estabelece multa diária de R$2 mil em caso de descumprimento para toda pessoa que compartilhar o conteúdo fake.

O vídeo falso que viralizou entre grupos de WhatsApp da cidade acompanha o convite para a realização da convenção partidária da Federação Brasil da Esperança e utiliza deepfake (técnica que faz uso de inteligência artificial para alterar vídeo ou foto) para reproduzir a voz do Presidente Lula veiculando a seguinte mensagem: “Atenção! Esquerdistas de Mirassol, vem aí, venham para a convenção partidária”.

Nas montagens estão associadas as imagens de Ricci e Valéria, ambos candidatos pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), como se pertencessem ao Partido dos Trabalhadores (PT). Na representação, a defesa de Ricci alega uso indevido de imagem e manipulação para reproduzir a voz do Presidente Lula com o objetivo de difundir informações falsas.

“Mais uma vez fica claro o tipo de manipulação levada a efeito pelas redes sociais. Está cada vez mais claro o medo da minha candidatura. O que será que querem esconder? Quem está pagando isso? Se eleito eu vou procurar e mostrar…aguardem”, disse Ricci.

Imagens: reprodução