Moradora faz alerta à população sobre golpe do cartão

Imagem: PixaBay/Michal Jarmoluk
publicidade

 

A mirassolense I.C. procurou o Mirassol Conectada para fazer um alerta à população após seu pai ser alvo de uma quadrilha que aplica o golpe do cartão. A família só não teve prejuízo financeiro porque os criminosos não conseguiram realizar o desbloqueio do cartão.

De acordo com a moradora, os golpistas entraram em contato com o seu pai por telefone na terça-feira da última semana, dia 11 de janeiro, alegando que faziam parte de uma seguradora na qual a vítima é cliente. Eles informaram que o cartão do homem estava apresentando problemas no chip e que por isso iriam recolher o mesmo.

Para passar mais confiança, durante a ligação os bandidos passaram um número de protocolo para a vítima e até transferiram para outros setores, colocando melodia de fundo. Posteriormente um homem com um crachá foi até a casa da vítima, que entregou o cartão ao suposto colaborador da empresa.

O golpe só não se concretizou porque era necessário fazer o desbloqueio do cartão e o criminoso utilizou um número de telefone com o DDD 11 para tentar realizar a ação, mas como o proprietário é registrado na área 017 a seguradora não fez a liberação.

“Fomos instruídos a fazer o B.O., com nós está tudo certo, não ficamos no prejuízo, graças a Deus. Mas a sensação de saber que fomos enganados e que esse bandido veio na porta da nossa casa é a pior coisa. Ficamos assustados com o ocorrido, porque esses bandidos sabiam tudo, CPF do meu pai, e-mail, número do cartão. Foi tão perfeito que até musiquinha pra espera de atendimento teve”, completa a filha da vítima.

O Mirassol Conectada tem recebido diversos relatos sobre golpes e a maioria deles envolve cartão de crédito, portanto todo cuidado é pouco.

É sempre bom lembrar:

  1. Não é de praxe que o banco entre em contato com o cliente informando problemas com o cartão, portanto se receber uma ligação nesse sentido, desconfie!
  2. O banco nunca envia funcionários até a casa do cliente para retirar cartões, jamais entregue seu cartão para estranhos.
  3. O banco nunca solicita senhas de cartões aos clientes, jamais passe sua senha a estranhos.

Outro golpe que está se tornando cada vez mais comum é o do falso mecânico, os golpistas escolhem um alvo e altera o funcionamento do veículo dele enquanto o mesmo está estacionado em algum local público. Depois uma pessoa aparece no momento que o motorista nota que o carro está apresentando problemas e oferece ajuda, afirma que o problema é fácil de ser resolvido e aciona um suposto mecânico. Um segundo golpista entra em cena, devidamente uniformizado e supostamente conserta o problema apresentado no carro. Depois o homem diz que recebe apenas por cartão, mas na hora de passar o cartão ele cobra um valor bem mais alto do que o combinado com a vítima.

Se o seu veículo apresentar qualquer problema e alguém aparecer oferecendo ajuda, desconfie! Na dúvida, acione o seu mecânico de confiança ou caso aceite ajuda diga que não trabalha com cartão de crédito, pague em dinheiro e evite dores de cabeça!

Outros golpes similares ao do mecânico também estão ocorrendo, os criminosos aparecem vendendo qualquer tipo de produto e dizem que só recebem no cartão, mas passam um valor maior do que o informado, limpando as contas das vítimas.